Programa de combate à fome é o vencedor do Nobel da Paz

A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira (9), que o prêmio Nobel da Paz deste ano é do Programa Mundial de Alimentos da Organização Mundial da Saúde (ONU), que visa erradicar a fome no mundo.

O programa atua em áreas de emergência da fome e de conflitos internos. O porta-voz da ação, Thomson Phiri, recebeu a notícia durante um encontro semanal das Nações Unidas.

ANÚNCIO

O combate à fome nas determinadas localidades sempre foi necessário, pois há riscos de desnutrição. Os problemas se tornaram mais nítidos com a pandemia do novo coronavírus. 

Programa de combate à fome é o vencedor do Nobel da Paz
Fonte: (Reprodução/Internet)

Gestão durante a pandemia ressaltou a importância da ação

Segundo a academia, o prêmio já era merecido apenas pelo combate à fome. Entretanto, a pandemia da Covid-19 tornou o trabalho mais impactante, isto porque a comida se tornou mais escassa.

“O programa da ONU demonstrou uma habilidade impressionante de intensificar seus esforços”, afirmou a organização do Nobel.

ANÚNCIO

Em comemoração, o diretor do programa no Brasil, Daniel Balaban, afirmou que o anúncio causou surpresa e ainda ressaltou a importância da continuidade do trabalho ao dizer que se o programa parasse agora, muitas pessoas morreriam de fome.

Em homenagem, Berit Reiss-Andersen, presidente do conselho do Nobel, disse que ao notar a necessidade da solidariedade internacional no atual momento, e o que foi feito na ação das Nações Unidas, fez o prêmio ser garantido ao programa.

Programa já alimentou mais de 97 milhões de pessoas

O órgão parceiro da ONU tem a sede na Roma. É a maior instituição de combate à fome e fornece a segurança alimentícia no mundo. O programa já auxiliou 97 milhões de pessoas em 88 países.

ANÚNCIO

Um levantamento realizado pelo programa prevê que até 2021 podem haver 265 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, e consequentemente com fome. Reiss-Andersen lembrou à comunidade internacional a necessidade de continuar financiando o Programa Mundial de Alimentos.

Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO),  comemorou a vitória em uma rede social, dizendo que sente orgulho de ter trabalhado no desenvolvimento do programa fundado em 1961.

Não há posts para exibir