Cangurus podem se comunicar com humanos através do olhar de acordo com pesquisa

ANÚNCIO

A linguagem visual é algo bastante misterioso e, geralmente, é adquirida quando o indivíduo possui uma grande intimidade com outro ser. A partir disso, dois seres no mesmo espaço podem se comunicar com uma linguagem visual sem falar uma palavra. 

Com base na linguagem visual, pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, junto a pesquisadores da Universidade de Roehampton, também no Reino Unido, concluíram que cangurus podem se comunicar com seres humanos através de olhares.

ANÚNCIO

A comunicação entre olhares com animais é algo surpreendente, já que os mesmos, até então, não possuem essa linguagem com humanos. A pesquisa foi realizada com diversos cangurus em território australiano. 

Cangurus podem se comunicar com humanos através do olhar de acordo com pesquisa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Cangurus conseguem pedir ajuda através do olhar  

Durante o estudo, foi colocado uma caixa com comida para que os cangurus tentassem abri-la. Quando os animais não conseguiam abrir a caixa, os mesmos olhavam para os pesquisadores “pedindo ajuda”. 

Para os pesquisadores, os animais que não possuem mãos para apontar, utilizam o olhar como forma de pedir ajuda. Essa linguagem foi denominada como “tentativas de comunicação intencional referencial”. 

ANÚNCIO

Além de concluir a comunicação entre olhares, os pesquisadores também concluíram que os cangurus são capazes de alternar o olhar entre a tarefa e o humano. Ao invés dos animais desistirem da tarefa, eles pedem ajuda aos humanos. 

“Antes, pensávamos que apenas animais domesticados teriam que pedir ajuda para resolver um problema. Mas os cangurus também fazem isso. Se não conseguem abrir a caixa, eles olham para o humano e voltam para o recipiente”, disse a coautora da pesquisa, Alexandra Green. 

Cangurus têm comportamento semelhante ao de um cachorro  

De acordo com o pesquisador Alan McElligot, outro coautor da pesquisa, um animal quando quer pedir ajuda para ter acesso à comida, não precisa ser domesticado. Para ele, os cangurus mostraram um padrão comportamental semelhante ao de um cachorro. 

Os cangurus são os primeiros marsupiais a serem estudados dessa maneira. Para McElligot, a interação dos animais com os seres humanos é algo que ainda deve ser muito estudado.