Tudo Sobre o Repolho: Benefícios, Origem e Muitos Mais.

O repolho é um vegetal bastante comum na mesa da maioria dos brasileiros. É bastante versátil, já que é possível fazer diferentes pratos com ele e também possui um valor acessível, permitindo que a maioria das pessoas possam apreciá-lo.

ANÚNCIO

De onde surgiu o repolho?

Os primeiros sinais dessa hortaliça vêm na região da Ásia Menor, local que hoje corresponde à turquia. O mais provável é que o povo celta tenha sido o responsável por levar o repolho até o continente europeu que, a partir daí, chegou às Américas pelas mãos dos grandes navegadores e imigrantes.

repolho

ANÚNCIO

Na época das navegações, a planta se tornou muito famosa na Alemanha, Rússia e Polônia. Esses povos, sempre que podiam, levavam o repolho fermentado, pois assim conseguiam que ele durasse mais durante as viagens. Era um alimento essencial para os marinheiros, já que ajudava na prevenção do escorbuto.

Repolho: Benefícios

É um excelente alimento contra o câncer

Um dos fatores que está diretamente relacionado com o desenvolvimento do câncer é a presença de radicais livres no nosso organismo. Eles são o resultado da oxidação dos restos metabólicos, que aparecem ainda em maior quantidade por conta dos nossos excesso de alimentação industrializada.

ANÚNCIO

O grande problema desses radicais é que, quando dentro das células, conseguem modificar a cadeia de DNA. Com o material genético com “erro”, essas células continuam se multiplicando e podendo desenvolver o que chamamos de tumor ou câncer.

Uma excelente forma de prevenir esse problema é consumindo alimentos ricos em substâncias antioxidantes como o repolho. Elas têm o poder de combater esses agentes nocivos dentro do nosso organismo.

Previne o Mal de Alzheimer

Mal de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer, é uma doença na qual o indivíduo perde a memória progressivamente. As células cerebrais que fazem parte da memória começam a morrer. Essa é uma doença que não tem cura e não se sabe ainda se há uma única causa ou um conjuntos de fatores que levam a ela.

Portanto, a melhor opção é a prevenção. O repolho é rico em alguns nutrientes como a vitamina K e a antocianina. que estão diretamente relacionados à prevenção do Alzheimer por ajudar na síntese da bainha de mielina, substância que melhora a transmissão nervosa.

O repolho faz bem ao coração

Há no repolho 3 nutrientes que proporcionam esse benefício: as fibras, o potássio e as antocianinas. As fibras conseguem “aprisionar” o ácido sintetizado pela bile, impedindo assim que uma parte dele participe do processo de digestão.

Por conta disso, o fígado precisa produzir mais ácido e, para isso, necessita recrutar mais moléculas de colesterol espalhadas pelo corpo. Portanto, quanto mais dessa gordura é utilizada na fabricação da bile, menor é o risco de doenças cardiovasculares.

Já o potássio é um importante vasodilatador, consequentemente, também ajuda a reduzir a pressão arterial ou a controlá-la. Esse mineral também auxilia a controlar os líquidos dentro dos vasos sanguíneo.

repolho beneficios

Ajuda no fortalecimento dos ossos

Há diversos nutrientes presentes no repolho que são excelentes para a saúde dos ossos: magnésio, cálcio, fósforo e vitamina K.

O magnésio age no corpo estimulando um hormônio chamado calcitonina, que tem como principal função retirar o cálcio que está circulando na corrente sanguínea e fixá-lo nos ossos. Também converte a vitamina D em sua forma ativa, o calciferol., que aumenta a absorção de cálcio pelo corpo.

Rico em vitamina C

As propriedades antioxidantes do repolho não são por acaso. Em apenas 100 gramas, encontramos 95% da vitamina C que precisamos ingerir por dia. Essa vitamina possui excelentes propriedades antioxidantes e assim, ajuda na prevenção do câncer e também retarda o envelhecimento celular.

Esse nutriente também consegue fortalecer o nosso sistema imune, o responsável por combater agentes invasores que causam doenças como vírus, bactérias e outros. Ele também melhora a aparência da pele, pois ajuda o corpo a sintetizar colágeno, uma proteína que deixa o tecido cutâneo mais firme.

Há efeitos colaterais?

Em geral, o repolho não apresenta muitos efeitos colaterais, ainda que em doses maiores. Porém, as mulheres que estão amamentando não devem consumir a hortaliça, pois ela pode desencadear cólica nos bebês. O excesso também pode afetar a absorção do iodo, um mineral extremamente importante para a saúde por auxiliar no funcionamento da glândula tireóide.

Há também um outro “porém”. Como o repolho contém uma quantidade significativa de vitamina k, que é um anticoagulante, pode ser perigoso para pessoas que sofrem de hemofilia, uma doença na qual pode haver hemorragia por qualquer corte ou lesão.

Assim, a quantidade recomendada de repolho para a maioria das pessoas é de ½ a 1 xícara da planta. É preciso tomar cuidado também a formação de gases, um efeito colateral que, além de causar constrangimento, pode provocar muitas dores. Mas, ele pode ser consumido todos os dias se não houver exageros.

Como você prepara o repolho? Gosta de usá-lo nas saladas ou em pratos quentes? Conte pra gente!

Não há posts para exibir