Mandioca: quais são os benefícios e nutrientes

A mandioca é um alimento muito conhecido na nossa culinária, pois é ingrediente de muitas receitas. Também muito saborosa para ser consumida até mesmo sozinha. Mas além dessas vantagens para a alimentação. O tubérculo também possui benefícios específicos que ajudam a melhorar a saúde.

ANÚNCIO

É um alimento rico em proteínas, vitaminas e outros nutrientes. Se você quer saber mais sobre a mandioca e as vantagens de deixar ela mais presente na sua alimentação, continue lendo esse artigo que vamos contar tudo isso, e ainda ensinar algumas receitas para você fazer na sua casa. Confira tudo!

Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja o que vai encontrar nesse post:

ANÚNCIO
  • Qual é a origem da mandioca;
  • Quais são os benefícios;
  • Como consumi-la.

Origem da mandioca

A mandioca é uma raiz que possui muitos nutrientes e por causa disso desde os tempos mais antigos é utilizada por muitos povos como alimento. Uma vez que ela possui uma boa fonte de carboidratos, que fornecem a energia que precisamos no dia a dia, e ainda possui proteínas e vitaminas.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Também conhecida como macaxeira ou aipim, dependendo da região onde ela se encontra. Essa raiz é extremamente versátil, podendo ser utilizada nas mais diferentes receitas. Desde o continente Africano ao Americano ela é cultivada e muito utilizada para alimentar os povos.

ANÚNCIO

É similar a outros alimentos como batata, inhame e cará. Assim como esses tubérculos, a mandioca ajuda a nutrir muitas pessoas no mundo todo. Consegue fornecer nutrientes importantes e também saciar a fome, além é claro de ser muito saborosa e agradar a maioria das pessoas.

Para que serve

Os principais nutrientes da mandioca estão exatamente em sua raiz, que é onde tem maior contato com a terra e por isso consegue absorver mais as propriedades. Mas a mandioca como um todo é muito nutritiva. Além de versátil, pois pode ser utilizada para fazer sopas, cozida ou frita, como acompanhamento.

Ainda, é utilizada para a fabricação de farinhas, e em alguns locais suas folhas são utilizadas na fabricação de shampoos e outros produtos de higiene pessoal. É um alimento rico em potássio, fibras, vitamina C, Folato e outros nutrientes. Tem como função melhorar a saúde, a pele, e os cabelos, além de ter outros benefícios para o corpo.

Por isso, o consumo desse alimento é muito benéfico. Desde que com moderação, uma vez que ela também é rica em carboidratos. Por causa de todos as vitaminas, proteínas e nutrientes presentes nesse alimento ele tem muitos benefícios para o organismo. Desde ajudar a melhorar funções, fornecer energia até a melhorar a pele.

Quais são os principais benefícios

Boa parte dos benefícios contidos na mandioca é por conta da presença deantioxidantes poderosos. Separamos diversas vantagens que a mandioca traz e porque você deve adotar ela na sua alimentação. O consumo do alimento pode aumentar a vitalidade. Por ser rica em ferro, magnésio e de vitamina C, ela é capaz de ajudar a fortalecer os ossos.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Além disso, fortalece as artérias e melhora a saúde do coração, além de ajudar a controlar a pressão sanguínea. Em apenas uma porção de mandioca é possível adquirir cerca de 2 mg de Ferro, assim, ela se torna uma das principais fontes desse nutriente que é extremamente importante para a nossa saúde.

Ainda, a mandioca tem forte ação antioxidante, por causa dos polifenóis, que são responsáveis por evitar e acabar com os radicais livres, que podem causar doenças sérias como câncer e diabetes. A presença da vitamina C em grande quantidade também ajuda a melhorar a imunidade do corpo, sendo capaz de evitar doenças causadas por vírus ou bactérias.

Outras vantagens

Assim ficamos mais fortes e saudáveis. Sem contar que a vitamina C tem ação antioxidante que ajuda a renovar as células e também melhora a nossa pele, evitando inclusive o envelhecimento precoce. Esse alimento possui uma fonte de bons carboidratos principalmente para quem tem diabetes.

Isso porque o alimento ajuda a controlar a presença de açúcar no sangue e a pressão. Além dos citados acima, a mandioca possui outros benefícios para a saúde, como evitar problemas de coração, proteger a pele contra a ação dos raios UV e por ser uma fonte de muita energia.

Quais são os derivados da mandioca

A mandioca é o ingrediente principal de vários outros alimentos, inclusive citamos isso no decorrer do texto. Um bom exemplo é o sagu, alimento desenvolvido através da fécula do tubérculo após cozido ele se torna um elemento usado no vinho tinto. Também é utilizado em uma sobremesas com cravo, vinho e açúcar, sendo uma guloseima comum na culinária do Sul do país.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Tem o polvilho, que é um alimento vindo da decantação da mandioca. É um produto valorizado pela culinária brasileira. Após o processo de fermentação, se tem o polvilho azedo que é ingrediente usado em sequilhos e no pão de queijo. Enquanto o polvilho doce compõe biscoitos de outras culinárias.

A farinha é aquele alimento comum na mesa dos brasileiros. É derivado da mandioca, que é espremida depois de ser descascada e deixada de molho. É um ingrediente presente em bolos e massas no geral. Inclusive, é a base da farofa, que acompanha muito bem refeições como feijoada, costela cozida e o básico arroz com feijão.

E a tapioca?

Não podíamos deixar de fora a tapioca, não é mesmo? A goma é derivada da mandioca, sendo resultado como processo de obteção da farinha. É possível comprá-la pronta, mas também tem como fazer em casa com o polvilho e um pouco de aguá. Após criar a goma, é só peneirar.

Madioca braxa X mandioca de mesa

Talvez o que falamos até aqui não seja tanto uma novidade para os leitores, mas você sabia que existe uma mandioca que pode fazer mal à saúde? Pois é. A mandioca brava também é conhecida como mandioca amarga e a mandioca de mesa é popularmente chamada de mandioca de mesa, aipim ou macaxeira, a depender da região do país.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A aparência das espécies são bem semelhantes, por isso todo cuidado é pouco. A mandioca amarga é considerada altamente tóxica, com muita concentração de ácido cianídrico. Isso significa que é um alimento que não pode ser consumido por animais ou pelo homem, pois pode intoxicar o organismo de quem o consome.

Isso quer dizer que nunca pode ser consumida? Não exatamente. Pode ser inserida na alimentação, mas desde que passe por um processo de detoxificação. Talvez não vale a pena correr o risco. Diferente do que ocorre com a mandioca mansa ou de mesa. Tem baixo teor de ácido cianídrico, podendo ser consumida de diversas maneiras.

Como diferenciar

Não é possível diferenciar as mandiocas apenas ao olhar. É preciso levá-las a um teste de laboratório. Assim, tem como avaliar o teor de ácido presente em cada uma. Ambas podem ter a mesma coloração rosada ou branca. Além ed ter raízees e caules semelhantes. Todo o cuidado é pouco.

Como usar a mandioca

A mandioca possui várias formas de uso, você pode cozinhar, fazer sopas e caldos, consumir ela frita, fazer farinha de mandioca e até mesmo fazer um nutritivo suco de mandioca, que possui todos os nutrientes importantes. Ela ainda é muito utilizada em dietas sem glúten.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja a receita do suco de mandioca que você pode obter muita energia ao consumi-lo. Os ingredientes são:

  • 100 gramas de mandioca cozida;
  • água de coco;
  • água;
  • açúcar mascavo.

Depois de cozinhar a mandioca, coloque ela já fria no liquidificador e acrescente a água de coco, a água e o açúcar mascavo. Bata tudo até ter um líquido homogêneo, leve para a geladeira e depois sirva.

Receitas usando mandioca

Além das formas tradicionais de se fazer mandioca, cozida, frita ou em bolo, também tem outros pratos interessantes. Como por exemplo o quindim de mandioca, sendo rápido e fácil de fazer. Tudo o que vai precisar é:

1 caixa ou lata de leite condensado;

1 vidro de leite de coco;

1 colher de sopa de manteiga;

6 ovos;

300 g de mandioca;

1 pacote de coco ralado;

3 colheres de sopa de açúcar.

Com esses ingredientes, o primeiro passo é ralar a mandioca. Depois, é só bater no liquidificador os demais ingredientes e a mandioca. Em seguida, use uma forma com furo no meio, unte-a e depois polvilhe com açúcar convencional. Depois de colocar a massa, a sobremesa precisa ser assada em banho-maria no forno preaquecido, em temperatura 180 ºC.

O quindim precisa ficar por 40 minutos no forno. Também tem o pudim de mandioca com coco, em que vão basicamente os mesmos ingredientes, só é acrescentada a essência de baunilha. A forma de fazer é a seguinte:

  • Insira a açúcar na forma que vai preparar o pudim;
  • Leve ao forno para caramelizar;
  • Espalhe o açúcar caramelizado de forma uniforme no recipiente;
  • Bata os demais ingredientes no liquidificador;
  • Coloque na forma com a calda anteriormente preparada;
  • Deixe assar no forno pré-aquecido por cerca de 1 hora e 30 minutos;
  • Cubra a forma com papel alumínio em banho-maria com água quente;
  • Por fim, basta desenformar.

Contraindicação da mandioca

Mesmo com todos os benefícios que a mandioca possui, é preciso ficar atento na hora de consumi-la. O alimento não deve ser consumido cru em hipótese nenhuma, uma vez que in natura ela possui cianeto, que uma substância venenosa.

Então procure sempre consumir o alimento em uma das outras maneiras para se ter os melhores resultados com a mandioca. Caso deseje ter uma alimentação balanceada, procure um nutricionista para que como diariamente a quantidade ideal.

Não há posts para exibir