Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil

Estamos tão acostumados a ver e ouvir falar das cidades brasileiras como as mais bonitas do mundo, que na hora de falar dos lugares mais feios, a gente até se espanta. Mas, por aqui tem sim esses lugares bem diferentes da realidade que estamos acostumados a ver.

ANÚNCIO

Abaixo, são 10 lugares que não vale a pena conhecer. Exceto se você estiver lançando um livro com os lugares mais feios do Brasil ou se tiver que passar lá por algum motivo especial. Fora isso, fuja desses lugares, dessas cidades, desse Brasil que não dá orgulho. E não deixe de ler até o fim porque temos um último tópico curioso!

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

1 – Presidente Sarney (Maranhão)

O Brasil é visto como um dos países mais bonitos do mundo em termos de natureza. E o Nordeste tem o seu destaque pelas praias que apresenta. O que acaba ofuscando um outro lado que temos aqui: a feiura de várias cidades nordestinas.

ANÚNCIO
Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Presidente Sarney é uma cidade, mesmo que você não saiba disso. No entanto, esse lugar da baixada maranhense aparece em uma região alagadiça, há uns 200 km de São Luís e nos períodos de chuvas se torna um lamaçal que só vendo para crer. É feio, de fato!

Essa pequena cidade foi emancipada em 1994 e entre as mais de 5,5 mil cidades brasileiras, também aparece como pior em termos de índice de qualidade de vida. Isso quer dizer que não se tem motivos para visitar a cidade, concorda?

ANÚNCIO

2 – Marajá do Sena (Maranhão)

Mais uma cidade do Maranhão que fará você passar aperto, literalmente falando. Para começar, considere que quase ninguém de lá vive com mais do que R$ 20 por dia. Então, já se tem um bom motivo para pensar duas vezes antes de visitar a cidade.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em vários anos, a cidade é considerada a que tem a pior renda per capita do país. Mas, vamos lá, até dá para relevar esse fato se o lugar tiver lugares turísticos bonitos, certo? Mas, não tem, viu. Ao contrário, as suas fotos nem vão poder ir para o Instagram.

Entre no Google Imagens e pesquise pela cidade para ver o que será impossível encontrar lá: um cenário de filme. Mas, aqueles filmes de cowboy, sabe? Com terra batida, muita poeira, falta de infraestrutura, etc. Nada bonito.

3 – Barreirinhas (Maranhão)

E para fechar esse tríplice coroa de cidades feias brasileiras que estão no estado do Maranhão vem Barreirinhas. Sabe como encontramos ela? Ao visitar sites de viagens e ver muitos turistas falando que é uma cidade feia e com gosto. Bem desorganizada e praticamente desumana.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Até teve uma tentativa de mudar o quadro, com sinalizações e a chegada de lojas de fast-food, mas sem sucesso. A cidade, se um dia já foi turística, hoje não serve para dar qualquer tipo de orgulho para os brasileiros. O pior é que tem um aeroporto a ser construído ali. Acredita?

4 – Cariri (Ceará)

Cariri está aqui por um motivo especial: a sua penitenciária. É isso mesmo, ela fica mais exatamente em Juazeiro do Norte, que é um lugar bonito, mas a prisão não. Ao contrário, é vista como mal-assombrada, além de tudo. Quem tem medo, que se cuide. Ou melhor, nem vai para lá, né. 

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Vários episódios foram narrados ali, de prisão até mortes ou portas que se fecham sozinhas. É difícil sair de lá sem ouvir algum barulho estranho. De todo modo, basta olhar na foto para ver que tem motivos para estar entre os lugares mais feios do Brasil.

5 – Várzea Grande (Mato Grosso)

Várzea Grande aparece aqui porque engana muita gente. Por ser a segunda maior cidade do estado, muitos profissionais que acabam sendo direcionados para trabalhar lá acham que vão encontrar um mundo de felicidade. Mas, não passa de fantasia.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Pergunte para quem está lá como é morar em Várzea Grande. Entre as piores cidades grandes do Brasil para se morar, o lugar é um desastre. Aliás, só tem um motivo que fará valer a pena a sua passagem por Várzea Grande: se estiver indo para Bonito, em Mato Grosso do Sul. Aí sim.

No mais, não se deixe vencer quando ouvir falar sobre a Rota do Peixe ou a gastronomia do lugar. Até tem algumas igrejas por lá. Mas, de bonito mesmo. Nem o nome, amigos. Na internet, há relatos de pessoas que foram em vários engenhos locais e detestaram. 

6 – Santarém (Pará)

Santarém é uma cidade que fica no Pará e sempre aparece no ranking que o Instituto Trata Brasil faz. O motivo? Está listada como péssima em saneamento básico. O município tem um déficit desastroso no tratamento de esgoto e oferta de água.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Isso quer dizer que quase ninguém quer ir para lá. Ao contrário, tem muita gente fugindo de lá a cada novo dia que se passa. Em números, pouco mais de 50% da população de Santarém é atendida com água e esgoto, o que a torna praticamente impossível de viver.

Ao digitar “Santarém Pará” no Google será possível ver várias notícias péssimas da cidade, apesar de ser o terceiro lugar mais populoso do estado. O que acaba sendo uma armadilha para quem vai para Alter do Chão e quer conhecer um lugar diferente. 

7 – Amazônia (Amazonas)

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 880 mil pessoas morreram por disparos de arma de fogo entre 1980 e 2012 no Brasil. E aí que desde o início dos anos de 2000, o Amazonas tem aparecido como a região com mais mortes por assassinatos.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Em 2022, por exemplo, houve um aumento de 54% nesse número. Assim, foram quase 37 vítimas para cada 100 mil habitantes. Além do Amazonas, a Bahia também aparece no ranking todos os anos, assim como Rio de Janeiro e São Paulo.

E se não bastasse esse risco de vida, considere que a Amazônia tem sofrido com o desflorestamento. O que quer dizer que tem sido um lugar feio, do ponto de vista visual mesmo. Além disso, há outros pontos negativos: tráfico de drogas e de animais. 

8 – Coimbra (Minas Gerais)

Para quem entendeu o tom do texto, aqui tudo começa a se complicar porque tem muita gente que não vai concordar. Mas, Coimbra tem os seus motivos para estar aqui. E muita gente enche o peito para confirmar o fato: horrorosa.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Na verdade, essa pequena cidade mineira, que fica na Zona da Mata Mineira, tem apenas 10 mil habitantes e fica espremida entre prédios colados uns aos outros. As calçadas públicas são totalmente irregulares. É uma cidade que parece doente, como dizem turistas.

9 – Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Pode parecer que a gente, sendo brasileiro, está dando um tiro no próprio pé. Mas, não dá para negar que o Rio de Janeiro já não é aquele país tão bem-visto como algumas décadas atrás. Mas, por que ele seria considerado um lugar feio?

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Se a gente levar em conta as praias de Copacabana, tudo bem, o turista até pode querer vir para cá. No entanto, se a gente vai mais afundo nisso, a gente vê um lado obscuro e bem feio do Rio de Janeiro. É um Rio bem diferente daquele cantado por Tom Jobim, por exemplo.

Sabe aquela coisa do bonito por fora e feio por dentro? Bom, mas se o nosso leitor está procurando um monumento feio do Rio de Janeiro, a gente conta: a Catedral, citada como uma das colunas mais estranhas da cidade. E era para ser o contrário, né. 

10 – São Paulo (São Paulo)

E para terminar, São Paulo. Sim, amigos. A capital paulista, a capital comercial do país, está no topo do ranking, de um lado bem ruim. Inclusive, foi eleita por revistas internacionais como uma das cidades mais feias do mundo, ao lado de lugares como Jacarta e Tijuana.

Esses são os 10 lugares mais feios do Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Um dos motivos é que o lugar é chamado de “mar de concreto” ou “confusão de prédios”. Há ainda quem veja um lado negativo do tipo “mar de gente” ou “super populosa”. O fato é que o trânsito é caótico também. Mas, e os elementos feios? Tem muitos, alguns caindo aos pedaços, outros esquecidos e assim por diante. 

As favelas fazem parte desse roteiro turístico nada recomendado! A publicação do 4Travel Advice Lovers é bem atrativa para que o turista evite esse tipo de lugar. O Largo da Batata entra como lugar feio de São Paulo, assim como o prédio do CREA, ambos em Pinheiros.

Curiosidade: Ilha da Queimada Grande 

Como a gente terminou falando de São Paulo, aqui vamos trazer outro ponto que dá medo. Literalmente, a Ilha da Queimada Grande, que fica nesse estado, está entre os lugares mais perigosos do país. O motivo: é a Ilha das Cobras, onde se tem mais animais por metro quadrado.

Bom, exceto se você gostar muito de cobras, esse vai ser um lugar bem feio para visitar nos próximos anos ou nas próximas vidas. Aliás, para entrar lá apenas sendo da Marinha do Brasil e com permissão autorizada, escrita, autenticada e com soro antiofídico. Ou seja, sem preparo e motivos muito fortes, então, sem visitas!