Muitas pessoas desconhecem os benefícios da água de arroz para a saúde, e acabam desperdiçando um grande aliado. Além de ser uma coisa fácil de ser preparada e encontrada facilmente em todo lugar. Algumas pessoas acreditar que pode ser milagroso para pele e cabelo.
Tem gente que sofre com queda de cabelo e excesso de espinha no rosto. O pior é que já pode ter tentado todo o tipo de coisa e nada funcional. Será que vale a pena testar a água de arroz? Ao longo desse texto, vamos falar um pouco sobre esse assunto e mostrar a melhor forma de usufruir desse alimento como um tratamento.
Confira os tópicos deste texto:
- Quais benefícios pode encontrar na água de arroz;
- Benefícios para a pele;
- Como usar em casa;
- Dicas de receitas caseiras para skincare
Os principais benefícios da água de arroz para saúde
Se você acrescentar cenoura à água de arroz, conseguirá um ótimo remédio caseiro para combater a diarreia em bebês ou qualquer outra pessoa que esteja passando por esse problema tão incômodo. O modo de fazer é muito fácil e simples, basta 1 cenoura descascada, 1,5 litro de água e 50 gramas de arroz.
Para preparar é só ferver a água, deixar esfriar, logo após acrescentar o arroz e a cenoura e deixar em fogo brando por 20 minutos cozinhando. O ideal é que se consuma no mínimo 1 litro dessa água por dia, logo o preparo deve ser diário. Talvez você esteja se perguntando qual é a relação dessa água com o intestino.
A água de arroz é boa para a hidratação do organismo e ajuda a preservar a flora intestinal. Além disso, como a pessoa que sofre de diarreia perde muito líquido, esse remédio caseiro pode ajudar a repor o líquido e os nutrientes perdidos. Esse alimento é rico em amido, substância importante para evitar a perda de líquido.
Promove o reparo da flora intestinal
Outro benefício interessante é que a água de arroz é importante para o reparo da flora intestinal. Quando alguém está com diarreia, as fezes tendem a ficar mais líquidas, então esse alimento pode ajudar as fezes a ficarem mais sólidas. Além disso, pode auxiliar a proteger as mucosas do interior do sistema digestivo.
Mas nem tudo é sobre a água de arroz, existe também outros remédios caseiros que ajudam com a diarreia. A mistura de polvilho com limão também é famosa. No entanto, não há uma explicação científica sobre a eficácia dessas receitas. No entanto, acredita-se que cortar a diarreia de uma vez não é o mais recomendado.
Alguns médicos afirmam que essas receitas não tratam diretamente a diarreia. Na verdade, o que eles fazem é tirar o líquido das fezes, deixando-as mais sólidas. Essa mudança pode dar a impressão de que o problema intestinal está sendo resolvido. Em casos graves, pode alimentar eventuais bactérias presentes no intestino.
Benefícios da água de arroz para a pele
Pouca gente sabe mas a água de arroz é uma excelente aliada contra o envelhecimento precoce e isso se deve à presença de um componente chamado inositol. É um elemento responsável pelo crescimento das células e que atrasa o envelhecimento, melhorando a circulação sanguínea do rosto.
O resultado é uma pele com mais brilho e elástica. Então considere se vale ou não vale a pena? Existem muitos produtos de 1cosmético que prometem dar um fim nas espinhas, mas nenhum deles é mais barato do que a água de arroz. Está mais do que provado que nos dias atuais as pessoas buscam por soluções econômicas.
Por ser mais acessível também, a água de arroz pode ser uma alternativa interessante. Existem testemunhos de pessoas no mundo todo que conseguiram eliminar as espinhas e clarear a pele. Aprovaram a utilização do creme natural, que por sinal é muito simples de se fazer, só é preciso de arroz e água.
Como fazer receita caseira
O modo de preparo é bem simples. Veja só o passo a passo:
- Coloque água e arroz em um recipiente, pode ser uma garrafa e lave bem até a água ficar bem esbranquiçada;
- Coe a mistura de maneira que permaneça apenas um pó concentrado no fundo;
- Aplique no rosto com um pedaço de algodão e deixe secar, e após alguns minutos lave bem o rosto com água.
Fique atento nessa dica! Não é recomendado guardar a água de um dia para o outro, pois suas propriedades não permanecem muito tempo estocadas. Se você possuir um tipo mais severo de acne, procure um dermatologista já que apenas a água de arroz pode não ser suficiente.
Água de arroz faz bem para o cabelo?
O arroz em excesso pode até engordar, mas quando a sua água é fervida tem a capacidade de fortalecer os fios do cabelo. Acredita nisso? Além de manter a hidratação, o alimento faz com que os fios cresçam mais rápido. Acredita-se que o efeito de crescimento se dá pela presença de vitamina E, aminoácidos e antioxidantes que estão no arroz.
Para quem sofre com a queda de cabelo, a água de arroz pode ajudar a diminuir esse problema. Já quem é adepto à coloração dos fios pode se beneficiar também, pois o alimento ajuda a manter a cor da tintura. Ainda, reduz o frizz do cabelo, fazendo com que fique mais alinhado e nada rebelde.
Existem muitos boatos que o tratamento dos cabelos com água de arroz surgiu na China, mas nada foi comprovado historicamente. O fato é que muitas mulheres da província chinesa Huangluo se tornaram mundialmente conhecidas por possuírem cabelos longos e belos.
Como usar a água de arroz no cabelo
O segredo dessa grande beleza, muitos dizem, se trata de lavar os cabelos com água de arroz. O uso dessa receita hidrata, protege e repara os fios, além de prevenir a queda de cabelo, possibilitando madeixas muito mais saudáveis e bonitas.
O modo de preparo é simples e fácil:
- Separe a água do arroz lavado (se possível arroz integral);
- Com os cabelos limpos e úmidos, despeje a água nos cabelos e couro cabeludo;
- Deixe agir por 15 minutos;
- Enxague com água fria.
Você pode seguir esse tutorial uma vez por semana. É o método ideal para ter cabelos cheios de vida, sedosos, bonitos e compridos. Agora é só seguir a receita e comprovar os resultados, simples e fácil, como tem que ser.
Receitas caseiras para o cabelo usando alimentos
Além da receita da água de arroz, ainda existem outros tutoriais para o cabelo em que são usados alimentos usados no dia a dia em casa. Olha só, algumas pessoas indicam o uso da máscara de óleo de coco e mel para hidratar o cabelo e reparar os fios. Por um lado, o óleo de coco possui ácidos capazes de causar brilho e deixar o cabelo sedoso.
Enquanto o mel promove a maciez nos fios, retendo a umidade também. Quem tem alergia ao pólen não pode usar essa máscara. Tudo o que vai precisar é de 1 colher de sopa de cada ingrediente. Misture-os bem, em uma vasilha limpa e seca. Em seguida, passe a solução no cabelo úmido, deixando-a agir por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Outra receita interessante é a mistura de azeite e açúcar mascavo. Essa máscara pode ser poderosa para restaurar cabelos quebradiços, frizz e pontas duplas. O azeite ajuda no combate contra o ressecamento dos fios e o açúcar promove o mesmo efeito das esfoliações de pele. O ingrediente remove células mortas do couro cabeludo, bem como outros resíduos.
Máscara de hidratação com frutas
Pode achar que é para comer, mas essas frutas que vamos citar agora é para passar no cabelo, viu? A primeira é o abacate, alimento rico em vitaminas A e E e em gorduras. Essas propriedades ajudam no crescimento e na reparação dos fios, sendo indicado para cabelos que estão quebradiços e danificados.
Para fazer a receita, vai precisar de 1 abacate maduro e 1 colher de óleo de amêndoas. O óleo de amêndoas ajuda a hidratar os fios e a deixar a máscara mais pastosa para ser aplicada no cabelo. Se quiser ter o resultado perfeito, deixe a máscara 30 minutos e depois lave com shampoo.
É indicada para usar 1 vez por semana. Quem tiver o cabelo mais oleoso, pode aplicar a cada 15 dias. Também tem a banana, que pode ser juntada com mel e iogurte. É uma alternativa para tornar os fios mais fortes, brilhosos e sem frizz. Quem sofre com pontas duplas e possui fios muito ressecados podem se beneficiar com essa máscara.
Hábitos que fazem mal para cabelo e pele
É importante entender que nem todo produto de beleza ou receitas caseiras fazem bem para a pele e para o cabelo. Tenha cuidado ao selecionar as coisas que vai utilizar, nem tudo é compatível com o seu organismo. O ideal é consultar um dermatologista antes de aplicar algo diferente no corpo.
Dentro disso, separamos uma relação de itens que podem ser evitados e que os profissionais da saúde já recomendaram. O excesso do consumo alimentos com vitamina A pode causar ressecamento da pele e queda de cabelo. Você vai se surpreender com essa lista. Veja quais são os alimentos:
- Fígado;
- Abóbora;
- Mamão;
- Cenoura;
- Ovos;
- Tomate;
- Agrião.