Viagens Internacionais – Para onde os brasileiros podem viajar na pandemia

ANÚNCIO

O ano de 2020 vem sendo profundamente marcado pelo isolamento de pessoas e nações devido à pandemia do coronavírus. No entanto, no segundo semestre do ano, alguns países têm adotado medidas menos restritivas no que tange à entrada de turistas em suas fronteiras. 

A reabertura da entrada de brasileiros em países vem sendo concedida paulatinamente. O governo mexicano e turco são exemplos de nações que permitem a sua entrada sem muitas restrições. Em outras locais, a admissão só acontece com a adoção das exigências estabelecidas.

ANÚNCIO

Em solo brasileiro a entrada de estrangeiros está autorizada, inclusive em todos os aeroportos das federações. Essa medida foi se estendendo desde de julho deste ano, o retorno do estrangeiro ao seu país também é livre.

Viagens Internacionais - Para onde os brasileiros podem viajar na pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba para onde os brasileiros podem viajar nesta pandemia.

O turismo durante a pandemia 

A obrigatoriedade do isolamento social afetou com força o setor de turismo nacional e internacional. Como a pandemia ainda está em processo, os dados dos efeitos negativos ainda são parciais e não encerram por completo a queda do fluxo de viagens.

ANÚNCIO

Como o turismo é um dos alicerce da economia de diversas nações, o fator de mobilidade humana é fundamental para manter essa receita. Segundo dados preliminares da United Nations World Tourism Organization (UNWTO), países como França, Espanha, Grã-Bretanha e Portugal enfrentam crise econômica.

As Ilhas Maldivas, famoso destino turístico é um dos mais afetados, além de outras ilhas localizados na região caribenha, e que contam com alta porcentagem de seu PIB advindo da entrada de estrangeiros.

Brasil também é impactado negativamente

No Brasil grandes eventos que atraem turistas de todas os países estão sendo cancelados, carnaval e réveillon, são exemplos. Durante o primeiro semestre do ano, os maiores aeroportos do país estiveram praticamente desertos.

Cerca de 3.7% do PIB brasileiro advém do setor de turismo, as restrições de contato social afetaram os ganhos com o mesmo significativamente, de modo que a perda em apenas três meses chegou ao montante de 87,7 bilhões de reais, de acordo com Confederação Nacional de Comércio, Serviços, Bens e Turismo.

Os voos internacionais não autorizados em março deste ano, atualmente estão liberados em todos os aeroportos dos estados e Distrito Federal. O governo garante que vem avaliando de perto a movimentação de estrangeiros que entram no país de modo a adotar medidas eficazes contra a Covid-19.

Afinal, para onde os brasileiros podem viajar?

Viagens Internacionais - Para onde os brasileiros podem viajar na pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em meio ao clima de crise e desvalorização do real, alguns países já estão recebendo de braços abertos os turistas brasileiros. Alguns destinos são Reino Unido, México, Turquia, Sérvia, Coreia do Sul e mais recentemente Argentina, a qual pretende reabrir as fronteiras em novembro.

Na maioria dos países a entrada contínua proibida, como Chile, Portugal, Espanha, Itália, França, Austrália, entre outros. Nos EUA, permanecem valendo as restrições de entrada de estrangeiros, incluindo os brasileiros, exceto se residentes legais do país.

Os países listados acima com abertura autorizada aos turistas brasileiros estão adotando procedimentos específicos de saúde para detecção do coronavírus, alguns são testes de identificação, triagem médica e exigência de testes prévios que comprovem a negatividade para o vírus.