Série Brasil Imperial gravada no Rio de Janeiro é anunciada no Prime Vídeo

ANÚNCIO

Durante as invasões napoleônicas em países europeus durante o início do século XIX, um fato inesperado marcou para sempre os rumos da nação brasileira, isso porque a corte da dinastia Bragança, de Dom João se viu forçado a deixar Portugal e mudar sua sede de poder para a sua colônia sul-americana.

Com os pés em terras brasileiras, a família real e mais de 5.000 membros encontraram uma realidade totalmente diferente da cultura europeia, um povo majoritariamente analfabeto e composto por escravos. Em sua primeira atuação como regente, Dom João abriu os portos brasileiros e oficializou a mudança da capital do reino para o Rio de Janeiro.

ANÚNCIO

Fatos como esse e que ensejaram as revoltas contra o domínio português, desembocando na Independência brasileira, são recontadas pelo nova produção do serviço de streaming, Prime vídeo na série Brasil Imperial, cujas cenas foram gravadas em locais históricos do Rio de Janeiro.

Série Brasil Imperial gravada no Rio de Janeiro é anunciada no Prime Vídeo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Do período joanino ao Grito do Ipiranga

Em 1808 atracou em Salvador a comitiva da família real portuguesa que vinha coagida após o Bloqueio Continental ordenado pelo líder revolucionário Napoleão Bonaparte. Neste período, o continente europeu vivia sob o jugo de Bonaparte, que promovia sua campanha de expansionismo contra as nações inimigas da Revolução Francesa.

Dentre os personagens marcantes da corte que enfrentou de perto a maresia 54 dias atravessando o Oceano Pacífico estão o próprio Rei de Portugal Dom João VI e sua cônjuge e rainha Carlota Joaquina; os quais deixaram uma descendência responsável por uma longo Império do Brasil.

ANÚNCIO

Dom João é apontando como a figura que promoveu a modernização do estado brasileiro, mas os conflitos no país e em Portugal desaguaram em seu retorno à Portugal, onde a Revolução do Porto incitava o desprezo à colônia, a qual era vista como o motivo do colapso português.

Trama aborda eventos que marcaram transformações

Para além das figuras chaves, existem os fatos que motivaram as grandes transformações sociais, culturais, políticas e econômicas no Brasil colônia. Em 10 episódios será explorado acontecimentos como a Noite das Garrafadas (1831), em que a população insatisfeita com a gestão do Imperador Dom. Pedro I lançam garrafas e pedras em apoiadores.

Série Brasil Imperial gravada no Rio de Janeiro é anunciada no Prime Vídeo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Antes disso a trama mostra detalhes do casamento de Leopoldina e D. Pedro I, e durante os capítulos o caráter do governante é exposto diante de contínuas casos de traição contra a princesa, é assim que vozes femininas como a da própria Leopoldina ganham evidência em Brasil Imperial, ademais da principal amante do imperador, Domitila de Castro.

Como não poderia ser menos esperado, o contexto da escravidão, tanto tráfico quanto o racismo são abordados. A série já está disponível na plataforma Amazon Prime e tem direção do jornalista Joaquim Ledo com produção da Fundação Cesgranrio.