Sal rosa do Himalaia- Quais são os benefícios e como usar

O sal rosa do Himalaia se tornou famoso entre as pessoas que estão buscando por uma vida mais saudável. Ele consegue oferecer mais benefícios que o sal comum, pois é rico em diversos sais minerais como fósforo, iodo, potássio, magnésio, entre outros. Além disso, contém baixo teor de sódio, ideal para quem quer prevenir a hipertensão ou controlá-la.

ANÚNCIO

Por ser um ingrediente com tantas vantagens, muitas pessoas têm ficado curiosas para saber um pouco mais sobre esse alimento. O público que gosta de comer de forma saudável já tem inserido o alimento nas refeições. É comprovado cientificamente os benefícios ao organismo. Para saber quais são, continue lendo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira as informações que vai ler nesse artigo:

ANÚNCIO
  • Como funciona a extração do sal rosa;
  • Tipos de sal;
  • Vantagens do sal rosa;
  • Como utilizar na comida;
  • Como substituir o sal por outros condimentos.

Origem do sal rosa do himalaia

Como o próprio nome já diz, o sal rosa vem das montanhas do Himalaia, mais especificamente das suas cordilheiras. Estas, se estendem por vários países da Ásia como China, Nepal, Índia, Nepal, Butão e Paquistão. Há muitos anos, essa região era coberta de água cheia de sais minerais. Com o passar do tempo, parte dessa água evaporou, deixando o sal cheio dessas substâncias que acabaram cristalizadas pela ação do sol.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A cor rosada é justamente pela presença desses nutrientes. A extração do sal rosa é feito em camas cristalizadas cobertas por lava vulcânica. Por ser encontrado nessa região isolada, o alimento não possui agentes poluentes como outros alimentos. Devido à sua localização e processo de extração, é tido como o sal mais puro da Terra.

ANÚNCIO

A extração do sal rosa é diferente do sal de cozinha convencional. O sal marinho vem a partir da evaporação da água do mar, desse modo a água salgada é direcionada a taques de evaporação gigantes. Assim, na medida em que o líquido seca, os elementos sólidos passam a se concentrar. Em seguida, passa por outros processos que o levam ao estado final.

Quais são os tipos de sal

Além do sal rosa do Himalaia, existem outros tipos de sal conhecidos e alguns nem tão conhecidos. Tem o sal de cozinha, que é o sal refinado. É considerado o mais prejudicial à saúde, pois no processo para consumo é retirado todo os minerais. Ou seja, resta somente cloreto de sódio.

O branqueamento do alimento é feito com produtos químicos e o seu aquecimento é feito em temperaturas altas. O tratamento do sal é feito com antiaglomerantes, que também ajudam no armazenamento do alimento. Todavia, são elementos que prejudicam a saúde, principalmente os rins. Por isso, existem casos de pessoas que desenvolvem problemas renais por conta do uso excessivo do sal.

Também tem o sal kosher, que é bastante parecido com o sal de cozinha. A única grande diferença é o tamanho dos grãos mesmo. Para saúde, são igualmente prejudiciais. Agora, se quiser mudar alguns hábitos no tempero dos alimentos, sem gastar muito, a solução é utilizar sal marinho. Os 80 minerais importantes para o corpo são preservados nele, assim como o sal rosa.

Quais são os benefícios do sal rosa

O sal rosa possui diversas funções no nosso organismo e oferece vários benefícios a nossa saúde. Vejamos quais são os principais. O primeiro deles é que o sal rosa fortalece o organismo. O alimento possui cerca de 84 tipos diferentes de sais minerais que vão diretamente para a nossa corrente sanguínea e assim, participam do nosso metabolismo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Eles são essenciais para diversas funções. O ferro, por exemplo, precisa estar presente para que o oxigênio seja levado para todos os tecidos do corpo com a hemoglobina. Além disso, o sal rosa equilibra o PH. Todas as nossas funções orgânicas dependem de um pH ideal para que possam ocorrer da melhor maneira possível.

O nosso sangue, por exemplo, deve permanecer uma faixa entre 7,36 e 7,42, ou seja, ele é levemente básico. O desequilíbrio desse pH traz uma série de problemas para a nossa saúde como problemas nos rins, redução da densidade óssea, queda no sistema imunológico, entre vários outros.

Outras vantagens

Ainda falando sobre o PH, como o sal rosa tem diversas substâncias básicas, ele consegue neutralizar a acidez presente na corrente sanguínea. Ainda, o alimento ajuda a relaxar a musculatura. Mas como isso funciona? Para aqueles que vivem estressados e tensos a todo momento, o mais provável é que você esteja com perda de eletrólitos.

Estas substâncias, por sua vez, podem ser encontradas no sal rosa do Himalaia e, por ser de fácil absorção, consegue reverter o quadro em pouco tempo. Para a musculatura, é possível também jogar um pouco de sal na água para promover o relaxamento. Alguns minerais, como o magnésio, conseguem ser absorvidos pela pele e assim, ajudam a combater o cansaço.

Para pessoas que querem reduzir o consumo do sal, profissionais como nutricionistas têm indicado a substituição do alimento. Nesse caso, o sal rosa do Himalaia ou até mesmo o sal marinho e outros temperos naturais são mais indicados. Sem contar que preservar os nutrientes da composição.

Quais são as desvatagens do sal

Quando falamos das desvantagens do sal para saúde, nos referimos a todos os tipos de sal. Mas claro que o sal refinado, o de cozinha, tende a ser mais prejudicial. O sódio em si pode provocar o aumento da pressão arterial. Essa processo acontece por conta da vasoconstrição que o sal em excesso estimula.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Logo, através da vasoconstrição, ocorre o aumento da pressão. Além disso, o consumo do sal em excesso torna mais propício quadros de AVC e aparecimento de pedras nos rins. O sal também é um dos maiores contribuintes para a retenção de líquido, que consequentemente gera o aumento de peso.

Assim, o organismo trabalha de forma compensatória. De modo que retém mais água para tentar comepnsar o excesso do sódio. Logo, o corpo tende a ficar inchado devido a esse sobrecarregamento. Fora os malefícios para a pele como desitratação, cansaço e envelhecimento. Também pode causar osteoporose, problemas de visão e doenças autoimunes.

Alimentos ricos em sódio

Se quiser evitar o excesso de sódio na alimentação, é interessante tirar alguns alimentos de casa. Geralmente, os produtos industrializados e enlatados possuem mais sódio, como por exemplo bolachas, salgadinhos, embutidos, temperos prontos, molhos, fast foods, entre outros.

Só para ter uma breve noção, os temperos prontos possuem em torno de 1645 mg de sódios em somente 5g de alimento. Lembrando que a quantidade ideal é de 5g por dia, logo, alguns alimentos possuem muito mais do que o recomendado pela OMS. Agora, imagine consumir produtos como esse diariamente?

Sal rosa faz mal?

Por ser o “sal da moda”, muitos pesquisadores resolveram estudá-lo mais a fundo e alguns descobriram que, em certas situações, o sal rosa poderia não ser o mais ideal para o consumo. O grande problema desse tipo de sal é a presença de algumas substâncias que não são absorvidas pelo consumo humano.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O sal rosa é cheio de resíduos como sais de ferro, sílica inorgânica, areia e até mesmo gesso (não adequado para o consumo). Portanto, por mais que ele seja repleto de bons nutrientes, também possui algumas substâncias que não são adequadas. O problema é que não existem estudos suficientes para afirmar que o sal rosa não deve ou deve ser usado.

Na hora de comprar, o melhor é procurar pelo que tenha a cor mais clara. Isso significa que o grau de pureza é maior. Ainda, tudo que é consumido em excesso faz mal. Logo, não é porque o sal rosa é tido como um alimento saúdavel que pode ser consumido em grande quantidade. O ideal é seguir o que a OMS entede como ideal: consumir no máximo 5 gramas de sal por dia.

Como usar sal rosa?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a quantidade de sal recomendada por dia é de até 5 gramas (1 colher de chá), não importa qual seja o tipo. O sal rosa pode ser utilizada, por exemplo, no preparo de tempero para carnes ou também em saladas. Lembrando que se quiser deixar um tempero predominante, a quantidade de sal rosa vai ser maior do que se utilizasse o sal de cozinha comum.

Algumas pessoas também utilizam o alimento em receitas doces, como bolos com calda de caramelo ou chocolate. O sal rosa dá o contraste ideal do doce com o salgado, mas sem ser tão invasivo no gosto do alimento. Diferente do que ocorre no sal convencional, em que algumas pitadas podem salgar o tempero.

Temperos naturais que substituem o sal

Nem só de sal vive o tempero da comida, né? Existem inúmeros alimentos 100% naturais que ajudam a dar sabor à comida. Separamos um rol de ingredientes que podem enriquecer a culinária. Veja só alguns deles:

  • Orégano;
  • Cheiro-verde;
  • Alecrim;
  • Cúrcuma.

Para quem tem hipertensão, esses ingredientes podem ser uma mão na roda. Claro, vai depender muito do gosto particular de cada pessoa. Existe quem não gosta da comida muito temperada, então o tempero mais insosso não incomoda tanto.

Não há posts para exibir