Chá de cebola: quais são os benefícios

A cebola não é dos alimentos mais amados por algumas pessoas, mas é difícil faltar na salada do brasileiro ou então em um belo churrasco. Essa hortaliça é bastante antiga e oferece inúmeros benefícios, tantos que, o chá de cebola se tornou um excelente remédio natural para diversos males.

ANÚNCIO

A cebola é um dos alimentos mais conhecidos para compor o tempero das comidas. Agora, chá de cebola? Parece um tanto quanto intrigante, né? Vamos conhecer agora algumas boas vantagens em consumir o chá de cebola e todos os benefícios que ele pode oferecer em determinadas situações.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Leia o que vai encontrar nesse artigo:

ANÚNCIO
  • Os tipos de cebola;
  • Quais são os benefícios da cebola
  • Como fazer chá de cebola.

Quais são os tipos de cebola

Para quem não sabe, existe mais de um tipo de cebola. Algumas são mais ardidas que outras, então é interessante saber qual vai usar no chá ou em refeições no dia a dia. Tem a cebola amarela ou pera é a cebola comum, a mais usada nas cozinhas brasileiras. Possui casca em tonalidade dourada e mais dura também.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O sabor da cebola amarela é mais ácido. Dá o constraste perfeito para alimentos como carne e alimentos refogados. Também são perfeitas quando feitas caramelizadas. Porém, pode ser o pavor do hálito quando consumidas pura em saladas como vinagrente, por exemplo. Então, quem tem problemas com o gosto forte da cebola, esse tipo pode não ser ideal para fazer chás.

ANÚNCIO

Também tem a cebola branca, que costuma ser mais cara que a anterior e mais incomum de ser encontrada. O sabor é suave, um pouco mais adocacicada e mais crocante. Só precisa ter cuidado, pois estraga mais rápido que a cebola amarela. Ainda, é mais recomandada para saladas e comidas cruas, sendo lamuito usada na colinária mexicana.

Outros tipos de cebola

Também existe a cebola vidalia ou popularmente como cebola doce. É bastante similar à cebola amarela, apresentando menos acidez e intensidade no sabor. Só dá para distinguir esses dois tipos pelo o formato, sendo que a vidalia é mais achatada. Ainda tem a cebola roxa, que possui um aspecto vermelho mais fechado.

O sabor do alimento também é menos ácido que o da cebola branca e é mais adocicada. Apesar de seu aroma ser forte, tem a testura mais crocante. É conhecida por compor pratos crus e por ser utilizada na culinária da América do Sul e América Central. Faz parte dos ingredientes de pratos como guacamole, ceviche, vinagretes, conservas e hambúrgueres.

Não é o tipo de cebola recomendada para pratos cozidos. Quando colocada em água fervente, a cebola roxa perde a sua coloração e se torna cinza. Por outro lado, o cozimento tende a transformar o sabor, deixando-o adocicado e suave. Caso queira consumir a cebola in natura, o ideal é deixá-la banhada em água fria durante 30 minutos.

Benefícios da cebola para a saúde

Por mais que algumas pessoas não sejam grandes fãs da cebola, esse alimento pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Quem nunca ouviu dos avós ou dos próprios pais para fazer um chazinho de cebola para gripe? Pois é. É comprovada a eficácia desse alimento no combate de resfriados.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A cebola é composta por alicina, uma substância que contém propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. Ou seja, trabalha no combate de infeções, no geral, resfriados e gripes. Também possui vitamina de enxofre e vitaminas A e C e auxiliar a combater problemas respiratórios.

Ainda, a cebola funciona como expectorante, sendo um excelente remédio para tratar tosse e eliminar catarro. Da mesma forma, promove a limpeza das vias respiratórias de maneira eficaz. Para quem tem problemas com peso, a cebola possui poucas calorias e um alto nível de fibras. Logo, ajuda o funcionamento do instestino e dá sensação de saciedade.

Outros benefícios

Ainda falando sobre o auxílio da cebola no emagrecimento, ela ajuda a previnir a prisão de ventre. Bem como, elimina as toxinas e reduz a retenção de líquido. Para quem tem o metabolismo lento, a cebola pode ser indispensável. Afinal, contém quercetina, substância que promove a queima de gordura de forma mais rápida.

Para implementar o alimento nas refeições, é interessante utilizar a casaca da cebola. Assim, pode acrescentar em sopas ou até mesmo em sucos. Ainda, a cebola é vantajosa para o sistema cardíoco. A quercetina, substância que citamos anteriormente, ajuda a estabilizar as teores de colesterol e melhora a circulação do sangue.

Devido à presença do silício, o alimento também combate o envelhecimento de artérias e veias. Falando nisso, a cebola também retarda o envelhecimento precoce, em razão de substâncias como antocianina, selênio, vitaminas A, C e E e enxofre. Com todos esses elementos, a cebola auxilia na prevenção de rugas, estimulando a firmeza da pele.

Chá de cebola para menstruação

Vai à praia? Foi convidada para uma festa na piscina e a menstruação acabou de chegar? Uma boa maneira de reduzir ou cortar por completo o fluxo menstrual é tomando chá de cebola. Para as pessoas que têm um fluxo muito forte, também pode ser uma ótima opção.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Você deve preparar o chá da casca de cebola e precisará da casca de 1 cebola e água. Coloque as cascas em uma panela e cubra-as com água por completo. Após levantar fervura, conte 2 minutos, desligue a chama e aguarde mais 8 minutos ainda com a panela tampada. Depois desse tempo, se já estiver morno, pode coar e beber.

Se for necessário tirar o sabor ou, pelo menos, amenizá-lo, use algum tipo de adoçante como o mel, de preferência. Lembrando que, apenas uma xícara não basta, após 2 horas, tome mais outra e só aí você começará a notar a redução do fluxo. Lembrando que o ideal mesmo é procurar um ginecologista, caso note um fluxo irregular.

Chá de cebola para sinusite

A sinusite é uma inflamação que se instala ao redor das vias nasais e pode se desenvolver por diversos motivos como um resfriado ou alergia, desaparecendo, pouco tempo depois, por conta própria. No caso da sinusite crônica, os sintomas como dor de cabeça, dor da face e secreção nasal podem durar até 8 semanas.

O chá de cebola é excelente para infecções e inflamações de uma forma geral. Também possui propriedades expectorantes, ajudando o muco formado pela sinusite a sair, melhorando assim a respiração. Você pode tanto fazer o chá da cebola, quanto uma infusão.

Para fazero chazinho curador, é só cortar a cebola em pedaços pequenos e colocar em uma panela com água. Após fever por 5 minutos, basta inalar o vapor desse chá por alguns minutos. Em seguida, o ideal é coar o líquido e beber. Caso a crise de sinuzite esteja forte, é recomendado fazer esse processo mais de uma vez por semana.

Chá de cebola para gases

Os gases podem causar um grande desconforto físico e também muito constrangimento nas pessoas que têm problemas relacionados. Normalmente essa é a consequência de uma dieta nada saudável e de um estilo de vida altamente sedentário. Além do desconforto, os gases podem causar muita dor também.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O chá de cebola ou da casca da cebola com folhas de louro podem ajudar a eliminar os gases e diminuir a formação deles. A cebola ajuda a melhorar a digestão e é por isso também que ela costuma ser ingerida em churrascos, por exemplo. O chá de cebola também costuma ser utilizado nos casos de cólicas menstruais e azia.

O chá deve ser feito da mesma forma descrita para a menstruação. A única diferença é que, além das cascas, você deve acrescentar as folhas de louro. Se preferir, pode usar apenas a casca da cebola picada, fervê-la em água quente, coar e acrescentar mel. O mel ajuda a tirar o gosto forte da cebola.

Chá de cebola para cabelo

Sabia que a cebola pode fazer maravilhas pelo seu cabelo? Especialmente se você tem problemas com a queda capilar. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para acelerar o crescimento. Nesse caso, basta ferver 1 cebola com água e, depois que esfriar, aplique nos fios durante o banho. Para melhorar o cheiro, é possível adicionar 2 paus de canela.

Para tratar a queda capilar, a melhor forma é ingerir a cebola, seja na sua forma natural ou também como chá de cebola. O vegetal ajuda no tratamento de possíveis inflamações que possam causar a queda dos cabelos. Se o problema for a caspa, uma pasta feita apenas com cebola amassada e aplicada no couro cabeludo pode ajudar.

O chá de cebola também ajuda a clarear o cabelo de forma natural. Tudo o que vai precisar é de 1 xícara de casca de cebola e água. Assim, basta deixar ferver e depois esfriar para aplicar no cabelo. Para fazer efeito, é necessário deixar descansar no cabelo por pelo menos 30 minutos. Em seguida, é só lavar o cabelo com shampoo e condicionador tradicionais.

Como cortar cebola sem chorar

Já que estamos falando de cebola, a maior dificuldade de quem coloca cebola no tempero é cortá-la sem derramar uma lágrima. Por isso, separamos alguns truques eficazes para cortar cebola à vontade. A primeira dica é usar uma faca afiada, assim evita esmagar as camadas do alimento, impedindo que o gás da cebola irrite os olhos.

A segunda dica é deixar a cebola de molho na água gelada, por aproximadamente 30 minutos antes de cortá-la. O recomendado mesmo é cortar a cebola em uma vasilha com água. Se preferir, pode colocar a cebola no congelador entre 10 e 15 minutos, antes de cortá-la. Tenta alguma dessas opções, pois pode funcionar.

Não há posts para exibir