Netflix lança primeira série histórica sobre expansão de Roma

ANÚNCIO

A plataforma de streaming Netflix lançou em seu catálogo nesta sexta-feira (23) a nova produção denominada “Bárbaros”. A série tem inspiração na batalha da Floresta de Teutoburgo, um evento importante que marcou o fim da expansão do Império Romano.

Pela primeira vez a Netflix disponibiliza uma produção de cunho histórico, o que pode fazer com que a série angarie um grupo bem seletivo de fãs, dentre eles estudantes, historiadores e amantes de história.

ANÚNCIO

O termo Bárbaro ao qual nomeia a série teve origem entre os gregos que por não compreenderem os sons produzidos pelos povos germânicos. A série tem proposta de manter a fidelidade dos acontecimentos do século 9 d.C em seus primeiros seis capítulos.

Netflix lança primeira série histórica sobre expansão de Roma
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os povos germânicos são os “Bárbaros”

Durante a Antiguidade Clássica, os povos germânicos empreenderam guerras contra o Império de Roma na tentativa de tomar posse de suas terras. As suas invasões foram constantemente apaziguadas pelos romanos, os quais os imperadores permitiam que vivessem nas fronteiras de Roma. 

Com a decadência do maior Império Ocidental durante o século 3 d.C, os povos germânicos conseguiram dominar parte de territórios e aos poucos adentrar de vez à população de Roma. Muitos germânicos passaram a fazer parte da infantaria romana, o que favoreceu novas expansões.

ANÚNCIO

Os povos germânicos eram constituídos de uma comunidade heterogênea de tribos pertencentes ao norte europeu, os mais conhecidos entre eles foram os Ostrogodos, Francos, Saxões, Visigodos e os Vikings

Batalha da Floresta de Teutoburgo

A nova produção histórica da Netflix promete ser fiel aos fatos do que ficou conhecido como a Batalha da Floresta de Teutoburgo, ocorrida durante o século 9 d.C. No conflito os povos germânicos lutam contra os romanos em sua tentativa de expansão do Império.

Netflix lança primeira série histórica sobre expansão de Roma
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nessa batalha os povos “bárbaros”, termo depreciativo atualmente, ao qual foi cunhado pelos gregos, derrotam as legiões da infantaria romana. Esse fato fez com que a expansão de Roma estagna-se em direção ao centro da Europa.

Série dos mesmos produtos de “Vikings”

Bárbaros é dirigida por dois produtores responsáveis pela série Vikings, também disponível na Netflix em seis temporadas, são eles Bárbara Eder e Steve Saint Leger. Ambos afirmam que a história será bem equilibrada no quesito entretenimento e realidade.

Teutoburgo é uma região próxima a Alemanha, onde foram gravadas as cenas da produção. Ao final da batalha, Roma ficou delimitada pelo Rio Reno por diversos séculos. Assim, ambos os povos se distanciaram cada vez mais em questão de influência. 

A expansão dos germânicos transformou todo o mapa da Europa e deu origem às novas sociedades e reinos, dando origem ao que mais tarde ficou definido como Idade Média.