Lua Azul no Halloween: fenômeno raro acontece neste sábado

ANÚNCIO

Um dos fenômenos celestes mais bonitos acontecerá neste sábado de Halloween (31). Cunhado Lua Azul, ou “Blue Moon” em inglês, nada tem a ver com a mudança de cor do astro, mas sim com o fato de ser a segunda lua cheia em um único mês, conhecido como uma das fases desta.

O ciclo da lua é composto por fases e geralmente tem duração de 29 dias, onde ela completa uma volta em 180º, tangente ao sol, atingindo um brilho ainda mais intenso, apesar de não tomar uma tonalidade azulada como o seu nome sugere.

ANÚNCIO

Um excelente motivo para acompanhar a passagem da Lua Azul é que esse fato só ocorre a cada 2,5 anos, sendo que sua última manifestação foi em 2018 ,e, portanto sua próxima aparição será apenas em 2023. 

Lua Azul no Halloween: fenômeno raro acontece neste sábado
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba um pouco mais sobre as causas do fenômeno Lua Azul

Movimentação da Terra influencia a Lua Azul

O fenômeno tem explicação em causas físicas e naturais que estão associadas ao ciclo de movimentação da Lua. Sua volta  tem exatos 29 dias de duração, enquanto a Terra em sua rotação demora exatos 30,5 dias, uma diferença de quase 3 dias. Em  consequência  desse atraso a cada dois anos e meio temos duas luas cheias em um único mês.

ANÚNCIO

Em 2018 sua passagem ocorreu precisamente em março. A próxima aparição só está prevista para 2023, no mês de agosto, segundo estimam os dados astronômicos. Mas outros dados estimam que sua vizualização da Terra só ficará possível em 2039.

Por que apelidaram de Lua Azul?

Não obstante a denominação, os observadores do fenômeno neste sábado de Halloween vão poder notar que a lua não ficará de fato com o semblante azul, esse nome acabou sendo adotado pelo senso comum até os dias atuais, mas trata-se de um fenômeno isolado da história.

Lua Azul no Halloween: fenômeno raro acontece neste sábado
Fonte: (Reprodução/Internet)

No final do século XIX (1883) o vulcão Krakatoa entrou em atividade na Indonésia, suas erupções eram altamente produtivas como algo semelhante a uma bomba atômica. As cinzas adentravam a atmosfera dando a lua um nuance azulado, daí o seu apelido.