Guerra do Vietnã obriga pai e filho a viverem 40 anos na floresta

ANÚNCIO

Em 2013 dois protagonistas ganharam notoriedade na imprensa ao serem resgatados contra a vontade em uma floresta vietnamita. Na ocasião, eles alegaram ter fugido dos horrores e perseguições da Guerra do Vietnã que teve início em 1955 e perdurou até 1975.

Pai e filho foram identificados como Ho Van Thanh e Ho Van Lang. Thanh resolveu se esconder na floresta por 40 anos com seu filho Lang em 1970 após presenciar o assassinato de sua mãe e de de seus outros dois filhos em uma missão de bombardeio norte-americano durante a guerra.

ANÚNCIO

A Guerra no Vietnã foi um conflito existente durante a lógica da Guerra Fria, onde o mundo estava dividido entre as ideologias capitalistas e comunistas, de um lado EUA e do outro União Soviética. No combate armado os EUA apoiaram o Vietnã do Sul de mesma corrente política, enquanto o Vietnã do Norte recebia o apoio da ex-União Soviética.

Guerra do Vietnã obriga pai e filho a viverem 40 anos na floresta
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quatro décadas depois os vestígios da Guerra

Na década de 1970 um dos conflitos mais brutais da história da humanidade, a Guerra do Vietnã estava dando os seus últimos suspiros, mas ainda com grande capacidade de destruição. Essa realidade se refletiu na vida de Ho Van Thanh e Ho Van Lang que no ano em questão foram obrigados a fugir dos bombardeios em uma floresta do Vietnã.

O filho de Thanh, Lang, na época da fuga tinha apenas dois anos de idade, o pai acreditou ser a única forma de viver em paz no período de guerra. Durante 40 anos os dois viveram na selva, cujo único alimento presente eram frutas e milho, mas ambos também aprenderam a caçar para sobreviver. 

ANÚNCIO

O resgate forçado dos exilados 

Quando foram encontrados por autoridades do país, pai e filho tinham aparência esquelética, vestimenta rudimentar e dialeto regional de sua etnia. Também possuíam diversas ferramentas produzidas por eles no então desterro forçado. Apesar disso, eles demonstraram reticências ao ‘resgate’

Guerra do Vietnã obriga pai e filho a viverem 40 anos na floresta
Fonte: (Reprodução/Internet)

Thanh já estava com 82 anos e foi internado às pressas por debilidade física, enquanto Lang já estava com 42 anos e foi enviado para casa de parentes. O homem crescido no ambiente selvagem demonstrou medo pela multidão e não se comunicou com ninguém no momento do ‘salvamento’.

Os saldos da guerra entre Norte e Sul

A Guerra do Vietnã durou cerca de 20 anos e provocou um saldo gigantesco de traumas na história humana. Ela nasceu do fim do conflito na Indochina, mas cujo desfecho deixou em aberto a unificação do Vietnã. Com a divisão do país em Vietnã do Norte de ideologia comunista e o Vietnã do Sul de ideologia Capitalista, abriu-se a disputa entre dois governos.

Os Estados Unidos interviram no conflito por volta de 1959 com o intuito de proteger o governo do Sul e o mundo da expansão do comunismo soviético. Como saldo dessa guerra, estima-se que cerca de 3 milhões de vidas tenham sido cerceadas.