Bomba da Segunda Guerra Mundial é desativada na Polônia

Nesta terça-feira (13), uma grande bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu na Polônia. A operação tentava desativar a arma, quando o inesperado aconteceu. A Marinha polonesa afirmou que ninguém se feriu.

A bomba conhecida como “Tallboy” (garotão) tem seis metros de comprimento. Encontrada no ano passado, o dispositivo estava próximo ao Mar Báltico, e encontrava-se na localidade desde um ataque britânico da Força Aérea Real contra um navio de nazistas.

Em 1945, 12 bombas do tipo “Tallboy” foram lançadas. Contudo, uma delas não explodiu e ficou alojada em 12 metros abaixo da superfície. Em um dos países envolvidos na guerra, a arma foi detonada.

Bomba da Segunda Guerra Mundial é desativada na Polônia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Bomba foi detonada em território nazista

A bomba da linha Tallboy possuía mais de cinco toneladas, e foi uma das maiores ameaças presentes na Polônia. O país europeu foi palco de uma invasão nazista, que tinha a intenção de unificar a região com a Alemanha.

Por isso, a Polônia ainda sofre com ameaças de bombas possivelmente escondidas, e outros explosivos que nunca foram ativados. Uma das Tallboys foi desativada próxima à cidade de Swinoujscie.

A população de 750 pessoas, tiveram de evacuar a cidade em um raio de 2,5 quilômetros. A Marinha do país não optou por ativar controladamente a bomba, pois uma ponte próxima ao local poderia ser destruída.

Não esperava-se que a Tallboy explodiria

A técnica utilizada é conhecida como deflagração da bomba, na qual o material que produz a explosão é queimado, sem que a bomba seja detonada. Para isso, uma ferramenta para furar a bomba, sob controle à distância, foi utilizada.

Entretanto, a tentativa não deu certo e a bomba explodiu. O incidente não gerou qualquer ferimento às pessoas das proximidades, e nenhuma construção civil foi danificada. 

A cidade de Swinoujscie foi um porto que ligava a Polônia ao Mar Báltico, de forma a facilitar a locomoção dos nazistas. Por isso, a região possui bombas enterradas e escondidas, visto que outros países, como a Inglaterra, atacavam o grupo. As tallboys eram híbridas, e podiam explodir em solo e em água, causando terremotos que atingiam os arredores.