Dinossauro achado no Brasil possui visual chamativo semelhante a um pavão

ANÚNCIO

Há milhões de anos, existiam os espécies de dinossauros, uns dos primeiros habitantes do planeta Terra. Ao passar dos anos, eles foram evoluindo e outras entraram em extinção. Existiam diversos tipos de dinossauros, uns mais diferentes que outros. 

Cerca de 110 milhões de anos atrás, existia um pequeno dinossauro que vivia na região de Crato, no Ceará. Segundo especialistas e arqueólogos, esse dinossauro foi o pioneiro em exuberância, com uma penugem semelhante a um pavão. 

ANÚNCIO

Na segunda-feira (14), a espécie Ubirajara Jubatus foi descrita no periódico científico Cretaceous Research. A espécie se destaca por ter uma aparência mais elaborada do que outros dinossauros da época. 

Dinossauro achado no Brasil possui visual chamativo semelhante a um pavão
Fonte: (Reprodução/Internet)

Espécie de dinossauro foi encontrada no Ceará 

A descoberta dessa ave ajuda os especialistas a entenderem como as aves, tais quais os pavões, possuem a capacidade de exibir-se. A nova espécie encontrada tinha o tamanho de uma galinha e uma crina ao longo do dorso. 

Além disso, a espécie também possuía fitas alongadas e rígidas saindo de seus ombros, peculiaridade que nunca foi vista em outro dinossauro. Essas fitas não são escamas, penas ou pelos, mas estruturas únicas deste animal. 

ANÚNCIO

Segundo os pesquisadores do estudo, que estão atuando na Alemanha, estes pássaros possuíam a aparência chamativa para intimidar os inimigos e também atrair parceiros para acasalar. 

“Para muitos animais, o sucesso evolutivo vai além de apenas buscar a sobrevivência — é preciso ter uma boa aparência para passar seus genes para a próxima geração”, explicou o pesquisador Robert Smyth, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra. 

Ubirajara Jubatus tem seu nome derivado do vocabulário tupi 

A conclusão da pesquisa publicada na Cretaceous Research teve como base o fóssil que foi localizado parcialmente preservado no Crato. O fóssil foi levado para a Alemanha em 1995, e hoje se encontra no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe. 

Dinossauro achado no Brasil possui visual chamativo semelhante a um pavão
Fonte: (Reprodução/Internet)

De acordo com os pesquisadores, o material utilizado como base do estudo foi encontrado em uma pedreira entre Nova Olinda e Santana do Cariri. Sua exportação à Alemanha foi permitida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Brasil. 

A espécie foi nomeada com base no vocabulário tupi, Ubirajara, que vem de “senhor da lança”. Isso por conta fitas que possui em seu dorso. Já a palavra Jubatus vem do latim, que significa crina.