Aminoácidos: O Que é? E Como Funciona?

Os aminoácidos são estruturas essenciais ao bom funcionamento de qualquer organismo, mas você sabe exatamente como eles atuam e para que servem?

ANÚNCIO

Uma das atribuições dos aminoácidos é em relação à construção e à manutenção de todos os nossos tecidos, inclusive o tecido muscular. Isso já explica o motivo pelo qual as pessoas que têm o objetivo de desenvolver massa muscular, certamente já ouviram falar em aminoácido.

Não é só isso, essas estruturas orgânicas também participam ativamente na síntese de substâncias fundamentais, como enzimas, anticorpos, hormônios e até proteínas.

ANÚNCIO

Os aminoácido também se fazem presentes nos nossos processos metabólicos, fazendo com que fiquem mais rápidos e eficientes. Eles fornecem a energia necessária para o desempenho das mais diversas atividades cotidianas.

É notável a importância do aminoácido. No entanto, mesmo assim, nem sempre são notados e levados em consideração.

ANÚNCIO

Mas se você faz parte do time que pratica algum tipo de exercício físico com o intuito de substituir a gordura localizada por massa muscular, saiba que os aminoácidos são simplesmente fundamentais nesse processo.

Inclusive, você sabe que as proteínas atuam diretamente na obtenção de massa magra, e elas não são nada além da junção de vários aminoácidos.

Existem vinte tipos diferentes, sendo que a combinação entre eles pode resultar em milhares de proteínas diferentes e essenciais para que o organismo funcione em todos os sentidos. As menores proteínas exigem 50 moléculas de aminoácidos para serem formadas. Quando se combinam menos de 50 aminoácidos, o resultado é uma molécula que se chama peptídeo, também fundamental no organismo.

Tipos de Aminoácidos

Existem, basicamente, dois tipos diferentes: os essenciais e os não essenciais. No primeiro caso, como o próprio nome sugere, são aminoácidos muito importantes para o organismo, no entanto, não são produzidos por ele.

Por isso, é necessário consumir alimentos que contenham essas substâncias, justamente para que não falte nenhum tipo de proteína.

No total, são nove aminoácidos essenciais: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilananina, treonina, triptofano valina. As boas fontes de aminoácido são os já conhecidos alimentos ricos em proteínas: carne, ovos, vegetais, folhas escuras e outros.

Alimentos fontes de aminoacidos
Alimentos fontes de aminoacidos

Já os essenciais são aqueles que o próprio organismo produz, por isso, não há a necessidade de procurar fontes externas. Esse grupo é composto por: alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina. Esses aminoácidos citados, só não são produzidos pelo organismo em decorrência de alguma doença grave, que precisaria ser diagnosticada e tratada.

Muitos indivíduos que treinam para conseguir massa muscular optam pelo consumo de suplementos alimentares baseados em aminoácido.

Pode ser uma boa alternativa para quem pratica atividades muito intensas, não sendo necessário no restante dos casos. Incluir sempre na dieta os alimentos saudáveis e ricos em proteínas já é o suficiente para garantir que o corpo não terá deficiência de nenhum aminoácido. Assim, a síntese de proteínas e o metabolismo celular são procedimentos que vão acontecer se forma primorosa e sem problema nenhum. Alimentação saudável sempre.

Não há posts para exibir