A trajetória “mentalmente desgastante” de Heath Ledger como Coringa

ANÚNCIO

No início de 2008 o mundo se deparava com a notícia da morte de um dos atores mais elogiados pela Academia de Artes Cinematográficas, Heath Ledger.  No ano de sua morte o ator havia acabado de finalizar as filmagens do célebre Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Muitas teorias foram levantadas após o episódio fatídico da morte prematura de Ledger, alguns fãs acreditavam que o seu papel de Coringa em Batman, sobretudo, a continuação de filmes do super-herói havia de fato afetado o psicológico do ator a ponto de provocar um distúrbio. Segundo a perícia, foi constatado morte por overdose acidental de medicamentos.

ANÚNCIO

Em uma entrevista concedida ao The New York Times Ledger chegou a declarar que a dedicação ao personagem Joker era tamanha que só conseguia dormir escassas duas horas por noite e que era “física e mentalmente desgastante”.

A trajetória “mentalmente desgastante
Fonte: (Reprodução/Internet)

O arquirrival do Batman que fez carreira icônica

Segundo os familiares de Ledger, o ator se preparou bastante para o papel, e isso é notável no documentário que carrega o seu próprio nome Heath Ledger, mas isso não tem referência a uma possível fase depressiva do mesmo, na verdade o personagem parece ter divertido bastante, conforme aponta sua irmã, Kate Ledger.

Heath Ledger costumava se aprofundar no estudo do arquirrival do Batman, levava consigo um diário onde realizava anotações de todas as percepções acerca do papel. Em um momento chegou a se trancar no quarto de um hotel e se isolar para estudar todos os trejeitos, comportamentos e movimentos associados a criação do Coringa.

ANÚNCIO

A atuação de Ledger foi realmente icônica. Como referências veio o personagem de “Laranja Mecânica”, uma espécie de sádico do crime. Nas filmagens ele adotou ainda um jeito de andar semelhante a uma marionete, o que Ledger estudou como símbolo de amedrontamento. Ao final ele foi agraciado postumamente com o Globo de Ouro e com o prêmio de melhor ator coadjuvante.

“Mentalmente Desgastante”

Ainda que Ledger tenha se divertido ao interpretar e viver o personagem da DC, o empenho ao fazê-lo foi desgastante, tanto que podem ter agravado a sua ansiedade e insônia. A mistura de medicamentos receitados pelos médicos acabou sendo fatal para o ator.

A trajetória “mentalmente desgastante
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ledger de fato mergulhou no universo da psicopatia, isso era comum segundo o pai Kim Ledger do ator, mas no caso do Coringa, Kim acredita que foi um pouco além. Atualmente o personagem foi interpretado por Joaquin Phoenix, vencedor do prêmio de melhor ator pela atuação de Joker no ano de 2019.