Urticaria Causas,Tipos,Tratamento e Dicas

O Que é a Urticária?

Trata-se de um quadro alérgico, que se caracteriza quando na pele aparecem placas vermelhas e inchadas. Essas placas coçam muito, sendo bastante incômodas para o paciente.

ANÚNCIO

Quais as Causas da Urticária?

Os principais motivos são o uso de medicamentos ou consumo de alimentos que ativam alergias no paciente. Além disso, poluição, perfumes e inseticidas também tem a capacidade de desencadear um quadro de urticária. A mudança de clima é outro fator a ser comentado!

urticaria causas

ANÚNCIO

Quais os Sintomas da Urticária?

Ela se dá da seguinte forma: placas vermelhas e altas vão aparecendo na pele. Elas coçam muito, incomodam mesmo. Como dito anteriormente é a resposta do corpo a esse processo alérgico, então essas placas elevadas e avermelhadas nada mais são do que os mastócitos presentes na nossa pele tentando se defender daquilo que lhes fez mal e consequentemente liberando substâncias!

Quais os Tipos de Urticária?

A Urticária Tem duas Manifestações, a Crônica e a Aguda.

  • Aguda – a crise é muito intensa, mas acaba bem rápido, durando bem poucos dias. As placas as vezes se juntam e ficam enormes, a coceira é intensa, mas o tormento acaba em menos de uma semana.
  • Crônica  – é menos intensa, mas demora muito mais tempo a passar. As placas são pequenas e coçam menos, mas ficam presentes chateando por semanas, até meses!

Além dessas existem a urticária que apresenta uma reação muitíssimo forte, conhecida também como Edema de Quincke. A sua diferença para as demais é que para começar o inchaço que surge na pele é muito maior e se dá principalmente na pele da boca, do rosto e dos olhos, principalmente. As áreas que costumam ser mais afetadas são lábios e pálpebras.

ANÚNCIO

 Infelizmente não é raro que os pacientes que apresentem essa variação de urticária acabem apresentando também uma inflamação na laringe, que pode prejudicar o processo respiratório e normalmente traz à tona um quadro de asfixia, que pode acabar em óbito!

Como Tratar a Urticária?

O tratamento visa conter os incômodos que o quadro apresenta, através dos seus sintomas. Os anti-histamínicos têm justamente esse fim, mas não são poucos àqueles que sofrem de urticária e apostam no uso de remédios caseiros, como loções calmantes compostas a partir de mentol e cânfora, por exemplo, que ajudam a aliviar a coceira.

Isso é fundamental, porque quando o paciente coça a pele exageradamente no processo de urticária acabam surgindo cicatrizes! Se as feridas forem muito profundas é difícil acabar com as marcas e isso causa abalos na autoestima, o que nunca é legal!

No caso do Edema de Quincke não dá para esperar anti-histamínicos agirem, porque se a laringe se fecha temos o risco de morte a caminho. Se isso acontecer com você corra para a emergência local e lá eles vão ministrar corticoides e corticosteroides que reagem mais rapidamente dentro do organismo, o que pode significar a sua salvação!

Especialista da Dicas dos Tipos de Tratamentos Utilizados,Confira:

Agora, se a sua urticária é crônica aposte no uso de anti-histamínicos de 3 em 3 meses! Você verá que as crises vão diminuir consideravelmente! Este texto é para apenas ter uma noção do que se trata, não tome qualquer atitude sem orientação de um médico.

Não há posts para exibir