Serotonina: Função, e como melhorar no seu dia a dia.

A serotonina é um neurotransmissor extremamente importante para a nossa saúde. É ele que nos dá uma sensação de bem-estar, melhora o nosso humor e oferece diversos outros benefícios. Pessoas com depressão, por exemplo, costumam apresentar uma baixa produção de serotonina e isso precisa ser ajustado por meio do uso de medicamentos.

ANÚNCIO

Vamos saber um pouco mais sobre essa substância, seus benefícios, os problemas que a sua deficiência pode causar, dentre outros aspectos relevantes.

As funções da serotonina no nosso organismo

1. Oferece sensação de saciedade

Se você está querendo perder alguns quilos ou mesmo manter a boa forma, aumentar a produção de serotonina pelo organismo é uma ótima opção. Essa relação, entre a serotonina e a saciedade, ocorre no hipotálamo.

ANÚNCIO

Quando a quantidade está adequada no cérebro, o indivíduo se alimenta normalmente, de acordo com o seu ritmo de vida e com o funcionamento do corpo. Porém, no momento em que a serotonina  cai, ele começa a buscar doces e outras guloseimas como um tipo de compensação. Essa é uma situação bastante comum na verdade e esse pode ser o seu problema.

2. Ajuda a reduzir os sintomas da TPM

Há também a hipótese de que a baixa produção de serotonina está ligada aos sintomas da TPM. Além dos sintomas comuns como irritação, ainda há uma relação com as cólicas. A falta desse hormônio aumenta as contrações uterinas responsáveis pelas dores durante a menstruação. Os remédios que equilibram os níveis de serotonina no organismo também podem ser utilizadas para os casos de TPM.

ANÚNCIO

3. Regula o sono

Esse é outro ponto da nossa saúde que pode ser seriamente afetado pela falta de serotonina no organismo. Esse neurotransmissor é um dos responsáveis pelo nosso estado de vigília, ou seja, é o que nos deixa em estado de alerta e conscientes de tudo o que ocorre ao nosso redor.

A substância ajuda na regulação da primeira fase do sono que ocorre quando o sono está mais leve e podemos ser facilmente acordados. Assim, as dificuldades para dormir tendem a diminuir.

4. Melhora a enxaqueca

Em 2016, existiam mais de 400 milhões de pessoas que afirmavam sofrer de enxaqueca. A enxaqueca é uma doença crônica e pode iniciar em um dia calmo e tranquilo, sendo que, apenas o esfregar do tecido na pele, pode ser um sinal para que o cérebro comece a disparar os mecanismos da dor.

Hoje, os inibidores de recaptação de serotonina são uma das medicações mais utilizadas para tratar a enxaqueca. Eles permitem que a serotonina fique mais tempo circulando na corrente sanguínea e assim, ajudam a aliviar as dores provocadas pela enxaqueca.

Outra forma pela qual a serotonina pode melhorar é enxaqueca é por meio da mudança de humor. Em muitos momentos, a dor começa por conta de uma preocupação ou com o estresse do dia a dia. Mas quando os níveis do neurotransmissor estão adequados, dificilmente nos estressamos tanto a ponto de desencadear o problema.

5. Trata a depressão e outros transtornos

Os casos de depressão e demais transtorno como a ansiedade são caracterizados, não pela falta de serotonina, mas sim pelo fato da sua transmissão não acontecer da maneira correta. É exatamente isso que os inibidores seletivos de recaptação de serotonina fazem: eles conseguem deixar uma quantidade maior desse neurotransmissor atuando na fenda sináptica e assim, melhora o humor do indivíduo.

Como conseguir a serotonina

O neurotransmissor pode ser conseguido em alimentos ricos em triptofano, um aminoácido essencial para que a produção de serotonina ocorra dentro do nosso corpo. Outras substâncias como a niacina (vitamina B3) e o magnésio também devem estar em concentrações ótimas para que essa produção aconteça.

Há diversos alimentos nos quais você pode encontrar esse aminoácido: carnes, frutos do mar e peixes, ovos, castanhas, nozes, leguminosas, linhaça, aveia, arroz integral, tofu, chocolate amargo, peru, levedo de cerveja e semente de abóbora.

Outra forma de obter os benefícios da serotonina é tomando medicamentos, porém, nesse caso, é necessário ter passado por um psiquiatra que, após o diagnóstico, prescreverá a substância necessária.

Alimentos que ajudam a melhorar o humor.

Leia Também: 

Noradrenalina: O que é e qual a sua função.

Cortisol: quais os seus malefícios e como reduzir os níveis

Sabia que a Fluoxetina é um desses medicamentos e que ajuda a aumentar os níveis do neurotransmissor no organismo? Saiba mais sobre ela!

Não há posts para exibir