Também conhecida como constipação intestinal, a prisão de ventre pode atrapalhar e muito a vida de quem sofre com esse mal. Ela pode ser causada por má alimentação, sedentarismo, dentre outras coisas e pode ser classificada em simples – de curta duração – ou orgânica – na qual há uma alteração anatômica no indivíduo.
Vejamos agora um pouco mais sobre esse problema que atinge tantas pessoas e como ele pode ser resolvido ou, pelo menos, amenizado sem o uso de medicamentos fabricados em laboratórios.
O que é prisão de ventre e quais os sintomas?
Você pode se colocar no grupo de pessoas com prisão de ventre se consegue evacuar até 2 vezes por semana. A frequência normal é muito maior que essa, sendo que o ideal é que essa evacuação ocorra todos os dias. Quem tem esse problema pode levar mais de 4 dias para defecar.
Não há sinais ou sintomas evidentes na situação. O que se percebe é uma grande dificuldade na hora de evacuar e isso ocorre desde a infância. Pode até mesmo haver sangramento nesse momento.
Quais são as principais causas?
Uma das formas de amenizar o problema é saber quais são as causas dele. Assim, com algumas mudanças de hábitos, é possível colocar a constipação intestinal no passado. Veja quais são as principais causas:
- alimentação pobre em fibras;
- sedentarismo;
- ingestão de analgésicos em excesso;
- depressão;
- doença inflamatória intestinal;
- hipotireoidismo;
Na grande maioria das vezes, a prisão de ventre pode ser tratada apenas com mudanças de hábitos simples como se exercitar e ter uma alimentação saudável.
Além disso, você também pode consumir alguns remédios caseiros que vão te ajudar a resolver o problema e ter uma melhor qualidade de vida. É sobre eles que falaremos agora.
Quais remédios caseiros posso tomar?
1. Chá de carqueja
É um excelente remédio para combater a prisão de ventre, ainda pode ajudar no tratamento ou prevenção da anemia e também a proteger o fígado contra diversas toxinas. Para fazer o chá é bem simples:
- ponha 500 ml de água para ferver;
- após isso, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa de folhas de carqueja;
- deixe essa mistura descansar por 5 minutos;
- beba quando estiver morno;
2. Suco de laranja com mamão
A laranja é rica em fibras e o mamão já é bem conhecido por suas propriedades laxantes. Bata no liquidificador 2 laranjas e ½ mamão papaia sem semente. Se precisar, adicione um pouco de água para que o suco fique menos pastoso.
3. Coma ameixas
Se você sofre com a constipação, certamente alguém já recomendou o consumo dessa fruta. Ela possui uma grande quantidade de fibras e também é rica em diversos nutrientes importantes como o potássio, ferro e vitamina A. O ideal é comer ao menos 1 por dia para sentir os seus benefícios.
4. Chá de ruibarbo
O ruibarbo, planta medicinal, ajuda a aumentar os movimentos peristálticos promovidos pela musculatura intestinal. Assim, as fezes chegam mais rápido ao local para serem evacuadas. Para fazer a bebida, bastam apenas 750 ml de água e 20 gramas de ruibarbo. Basta fazer a infusão da mesma forma descrita para o chá de carqueja.
5. Vitamina de frutas
Sabia que uma simples vitamina de frutas pode te ajudar? Além de ser deliciosa, ela ajuda a aliviar a prisão de ventre por causa da quantidade de fibras e ainda te fornece carboidratos de qualidade que dão energia todo o dia. Bata no liquidificador
- 300 ml de leite;
- 3 ameixas em calda;
- 1 colher de sopa de aveia em flocos finos;
- ¼ de mamão papaia;
[Vídeo] Especialista da Dicas de Como Soltar o Intestino Preso.Assista!
Leia Também:
- Barriga Inchada e Dolorida,Pode Ser: Diarreia, Gravidez
- Sucos Naturais Receitas Fáceis e Saudáveis
- Sucos Desintoxicantes | Limpeza do Organismo
Você sabe de outros remédios caseiros para a prisão de ventre? Então comente aqui e ajude outras pessoas a ter uma saúde melhor!