A hortelã é uma planta bem famosa no mundo da culinária não só pelo seu sabor marcante, mas também pela sua coloração forte que dá beleza aos pratos e também serve como um corante. Ele pode ser combinado com vários outros alimentos e é bastante utilizado em saladas.
As propriedades benéficas dessa planta também são aproveitadas dentro das técnicas da aromaterapia. O óleo de hortelã consegue proporcionar relaxamento mental e físico e a sua inalação ajuda no tratamento de diversos problemas de saúde.
Veja agora como o óleo de hortelã pode ser de grande ajuda no seu dia a dia e também no tratamento e prevenção de doenças.
Os benefícios do óleo de hortelã
1. Ajuda na digestão
Já viu alguém tomar chá de hortelã logo após comer muito ou porque está um pouco enjoado? O mesmo pode ser feito com o óleo da planta: basta pingar algumas gotas num copo com água e beber. Os problemas estomacais serão rapidamente resolvidos.
2. Mata os fungos
O óleo de hortelã também apresenta propriedades antifúngicas. Para quem tem problemas de micose nas unhas e também nos pés. Ter esse óleo por perto é muito bom para aqueles que praticam esportes, andam muito com sapatos fechados ou estão em contato constante com a areia da praia, um ambiente muito comum para adquirir micose.
3. Melhora náuseas e dor de cabeça
Para melhorar a sua dor de cabeça, o ideal é usar algumas poucas gotas de óleo de hortelã e aplicar na testa. Os seus compostos penetram através da pele e vão para a corrente sanguínea onde conseguem agir como substâncias analgésicas.
Para aliviar o desconforto estomacal como as náuseas, apenas inalar o óleo de hortelã já consegue resolver o problema. O óleo apresenta propriedades relaxantes e calmantes ajudando assim a aliviar o desconforto. Também é indicado para gestantes nos primeiros meses quando os enjoos são mais frequentes.
4. Reduz o estresse
E falando em propriedades calmantes, assim como os outros óleos essenciais, o óleo de hortelã também ajuda a aliviar o estresse e também outras doenças como a ansiedade. Isso resulta em mais foco e disposição para o trabalho e também em menos doenças já que o cortisol – um grande problema para a nossa saúde – não será mais produzido.
5. Ameniza os problemas respiratórios
Uma substância chamada mentol e que está presente no óleo de hortelã, é um grande auxiliador na limpeza do sistema respiratório. É um tipo de expectorante natural bastante eficaz, porém, os seus efeitos são temporários.
O óleo pode agir como descongestionante nasal e também aliviar os sinais e sintomas de outras doenças como sinusite, rinite, bronquite, asma e outras. Espalhe o óleo sobre o peito para conseguir obter esses benefícios.
Como fazer óleo de hortelã caseiro
Você pode fazer o seu próprio óleo em casa, de forma bastante natural e assim, potencializar as propriedades que ele possui. Só serão necessárias 2 colheres de sopa de hortelã – que sejam frescas, de preferência – e azeite.
Em um recipiente, amasse as folhas e logo depois jogue-as no azeite. Essa mistura deve descansar por 4 dias em um local escuro (a luz e o calor prejudicam as propriedades do azeite e pode afetar a mistura). Depois desse período, coloque a mistura em um frasco de vidro que fique sempre fechado.
Alguns cuidados com o uso
Por mais que seja uma substância natural, é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo, o óleo não pode entrar em contato com mucosas ou com os olhos em nenhuma hipótese. Crianças com menos de 6 anos também não devem usá-lo pois podem ter reações muito parecidas com os sinais da asma.
Leia Também:
• Óleo de Cartamo, Faz Bem ou Mal a Saúde?
• Óleo de Rosa Mosqueta Para Que Serve e Como Usar
• Óleo de Côco Natural, Benefícios e Como Fazer
• Óleos Naturais Para Cabelos, Conheça os Melhores
Gostou de saber sobre todos os benefícios do óleo de hortelã para a sua saúde? Veja também como o óleo de girassol pode te ajudar!