Óleo de Alecrim | Benefícios e Para Que Serve

O alecrim é uma erva de cheiro marcante que possui uma grande variedade de possibilidades de uso. Uma delas é o preparo de um óleo essencial tão rico em propriedades e benefícios que vem sendo largamente utilizado em tratamentos estéticos e de saúde. Você vai descobrir nesse artigo para que serve o óleo de alecrim, quais são seus benefícios e como preparar o seu óleo em casa.

Para que serve o óleo de alecrim?

 oleo de alecrim para que serve
óleo de alecrim para que serve

O óleo de alecrim possui propriedades estimulantes, cicatrizantes e antioxidantes, além de funcionar como adstringente, antisséptico e analgésico. Ele é muito utilizado em infusões para a purificação de ambientes.

Graças às suas propriedades, o óleo de alecrim serve para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde, como pressão baixa, enxaqueca, distúrbios respiratórios, dores musculares e indigestão.

Ele também é muito eficaz nos tratamentos de beleza, sendo amplamente utilizado para combater a flacidez da pele, evitar rugas e acnes além de auxiliar no combate a caspa e contribuir para o crescimento dos cabelos.

Benefícios do óleo de alecrim

Melhora as funções cerebrais

Pesquisas comprovaram que o óleo de alecrim contribui para o crescimento dos nervos e estimula a memória. A melhor maneira de atingir esses resultados é através da inalação, onde as moléculas dos nutrientes do óleo entram na corrente sanguínea e vão direto para o cérebro.

Melhora a saúde da pele

O óleo de alecrim possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres que causam flacidez, rugas e manchas na pele. Ele também age como antibactericida e antifúngico, contribuindo para o tratamento de dermatites, acnes, eczemas e até mesmo psoríase.

Outro uso muito indicado é o de remover estrias e celulites. Deve ser massageado sobre a pele e o excesso pode ser retirado com um pano umedecido em água morna.

Alívio de dores

Por suas reconhecidas propriedades analgésicas, o óleo de alecrim é muito indicado para aliviar dores musculares e artrite. Além disso, ele melhora a circulação ajudando a combater dores de cabeça latejantes, enxaquecas e até mesmo cãibras.

Tratamento de distúrbios respiratórios e digestivos

Quando massageado sobre o peito e garganta, o óleo essencial de alecrim contribui no combate a infecções respiratórias, aliviando sintomas como congestão nasal e tosse. Da mesma maneira, se você massagear sobre o estômago, ele ajuda a reduzir o inchaço, as dores estomacais e os gases.

Deixa o cabelo mais bonito e saudável

O uso do óleo de alecrim para combater a caspa e promover uma limpeza do couro cabeludo é muito eficaz. Também foi comprovado através de estudos que ele contribui significativamente para estimular o crescimento dos cabelos.

Promover uma boa higiene bucal

Você pode preparar uma solução de uma xícara de água destilada e 20 gotas de óleo de alecrim para fazer bochechos diariamente. Isso vai contribuir para evitar cáries e doenças da gengiva, além de combater o mau hálito.

Reduz o estresse e aumenta a imunidade

O óleo essencial de alecrim contribui para fortalecer o sistema imunológico e reduzir os níveis de cortisol no corpo, hormônio causador do estresse. Esse resultado pode ser alcançado através da inalação de infusões aromáticas ou um banho de óleo de alecrim.

Além de todos esses benefícios, o óleo essencial de alecrim é um inseticida natural, podendo ser usado como repelente natural. Quando diluído em água, se torna muito eficaz para fazer a limpeza de superfícies.

Para fazer em casa o seu óleo de alecrim, coloque um ou dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro com algum óleo base de sua preferência. Tampe e agite levemente e deixe armazenado em um local escuro por duas semanas. Após esse período, basta coar e colocar de volta no pote de vidro com tampa.