Nobel: porque Einstein não ganhou o prêmio por sua teoria revolucionária

ANÚNCIO

O prêmio Nobel foi criado no século 20, a partir da idealização de Alfred Nobel, um comerciante nascido na Suécia que desenvolveu a dinamite. Dividida em cinco laúreas, os premiados são conhecidos por terem contribuído positivamente para a humanidade.

Com prêmios na área de física, química, medicina, literatura, paz e a última adicionada, em 1968, economia, o Prêmio Nobel ganhou o peso de um reconhecimento muito importante.

ANÚNCIO

Ruth Lewin Sime, que estuda a história da ciência e o prêmio Nobel, mencionou a BBC que um cientista para sempre será lembrado se estiver dentro dos vencedores do Nobel. Entretanto, alguns grandes intelectuais nunca receberam o mérito, como Einstein com a sua teoria da relatividade.

Nobel: porque Einstein não ganhou o prêmio por sua teoria revolucionária

Pesquisadora relembra caso de mulher não reconhecida pelo Nobel

Para a reportagem da BBC, a pesquisadora lembrou que dentre os rejeitados pela Academia Sueca estão, em destaque, Lise Meitner. Nascida em 1878, em uma época que as mulheres não podiam estudar, Lise conseguiu se formar e construir uma carreira profissional.

As conquistas da cientista iniciam por sua chefia no Instituto de Química Kaiser Wilhelm. A intelectual trabalhou com o químico Otto Hahn na investigação da física atômica. Meitner fugiu da Alemanha nazista em 1938, e deixou a sua vida social e profissional para trás.

ANÚNCIO

Ao recomeçar na Suécia, Meitner e Otto descobriram que o urânio, ao se dividir, libera uma alta quantidade de energia. Com isso, a energia nuclear foi descoberta. A “fissão nuclear” foi utilizada no final da Segunda Guerra Mundial, no lançamento dos Estados Unidos de duas bombas atômicas contra o Japão.

Em 1945, Otto Hahn recebeu o Nobel de Química. Sime acredita que Manne Siegbahn é o responsável pela negação da cientista. O físico mais conhecido da Suécia figurava o comitê acadêmico do Nobel, junto com mais três ex-alunos. Por não querer que Meitner alcançasse financiamento para seus estudos, Siegbahn teria a recusado.

Mulheres ganham Nobel pela primeira vez na história

Recentemente, duas mulheres ganharam o Prêmio em um competição histórica. Neste caso, o Nobel de Química foi para as duas premiadas que estudaram um genoma. Na mesma categoria, outras cinco mulheres foram premiadas.

Einstein pode ter sido vítima de preconceito

Em entrevista à BBC, o professor cosmologista da Universidade da Califórnia, Brian Keating, afirmou que o Nobel já apresentou diversos erros. Gustaf Dalen, premiado em 2012, foi uma escolha que logo foi esquecida com o tempo.

Após descobrir como fazer que faróis e boias tenham luzes acessas, Dalen acabou tendo a sua pesquisa banalizada devido ao que ocorria na época. O Nobel foi dado ao cientista sete anos após a descoberta da teoria da relatividade de Einstein, que revolucionou os entendimentos sobre o Universo. A pesquisa não concebeu a premiação a Albert Einstein.

Segundo professor de história da ciência da Universidade de Oslo, Robert Mark Friedman, Einstein não foi premiado por conta de seus ideias. Robert afirmou que ele foi vítima de preconceito da Academia Sueca por ser socialista, pacifista, judeu e internacionalista.

O comitê do Nobel explicou a não premiação porque não considera o estudo de Einstein como física, e sim como metafísica por tratar de tempo e espaço. Einstein foi o vencedor em 1921, porém por um efeito fotoelétrico.