Leite materno: quais são os benefícios para a saúde

Oferecer o leite materno ao seu filho é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele. Além de alimentá-lo da melhor maneira, esse líquido contém diversos anticorpos que ajudam a fortalecer a defesa dos bebês contra agentes invasores. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja oferecido, de forma exclusiva, até os 6 meses de idade.

ANÚNCIO

Assim sendo, até essa idade, o bebê não precisa de nenhum outro alimento, nem mesmo água. O ideal é que a amamentação seja feita até a criança completar 2 anos de idade. Na realidade, existem muitas dúvidas sobre até quando amamentar o bebê, por exemplo. Temas assim costumam divergir de opiniões. Vamos entender mais sobre o assunto.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja os temas que vai encontrar no post:

ANÚNCIO
  • Os benefícios do leite materno;
  • Quando começar a inserir a mamadeira;
  • Como fazer a ordenha e extração do leite.

Quais são os benefícios do leite materno

Durante a infância, alguns tipos de câncer como a leucemia e os linfomas, podem acometer os pequenos. Porém, há uma significa redução de riscos quando a criança é amamentada pelo tempo adequado. Pesquisadores, após a revisão de 18 estudos, chegaram a seguinte conclusão.

Fonte: (Reprodução/Internet)

As crianças que foram amamentadas, pelo menos, até os 6 meses idade, apresentam 19% menos chances de desenvolver leucemia. Esse resultado é com base em uma comparação a outras crianças que consumiram o leite materno por menos tempo ou nem chegaram a fazê-lo.

ANÚNCIO

Uma pesquisa realizada na Espanha, após a análise de 56 estudos, indicou que a amamentação está diretamente relacionada a uma menor chance de desenvolvimento de problemas cardíacos. Tanto na mãe quanto no filho. Isso vale para curto e longo prazo. Esse efeito está também relacionado com o fato do leite materno apresentar propriedades anti-inflamatórias.

Outros benefícios à saúde

O TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção de Hiperatividade) é uma doença psiquiátrica que, normalmente, inicia-se na infância e perdura por toda a vida. Isso afeta na autoestima, nos relacionamentos e oferece maiores dificuldades para realizar atividades na escola ou no ambiente de trabalho.O leite materno pode estar associado com o menor risco de TDAH em crianças.

Porém, esse benefício ainda está em estudo. Em relação à sua ajuda no combate à obesidade, também tiveram estudos sobre. Afinal, a obesidade infantil tem se tornado um problema de saúde em diversas partes do mundo, inclusive no nosso Brasil. Em 2017, o número de crianças obesas aumento em 10 vezes apenas dentro de 40 anos.

Isso pode ser causado por diversos fatores como má alimentação, mas também está relacionado à presença ou não de leite materno na infância. Crianças que foram amamentadas pelo tempo adequado apresentam menos chances de se tornarem obesas e, assim, há também uma redução de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial.

Qual a importância do leite materno

Após ler os principais benefícios que o leite materno pode trazer para o seu filho, fica evidente a importância dele para a saúde e o desenvolvimento físico e mental da criança. O leite promove a proteção, nutrição, estimulação e também cria um forte elo com a mãe.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O contato da mãe com o filho deixa-o mais tranquilo e oferece o sentimento de proteção que todo bebê precisa. Dentre outros benefícios está o fato da criança apresentar menos problemas alérgicos como asma, sinusite, bronquite, dermatite, entre outros. Reduz também os problemas de cólicas, bastante comuns nos primeiros meses de vida.

Quando falamos de amamentação, os benefícios não são apenas da criança, também alcaça as mamães. Apesar do começo ser desafiador e cansativos para as mulheres, após uma rotina, a amamentação começa a ser algo mais prático. No próximo tópico, vamos ver como a amamentação pode ajudar na saúde das mães.

Impactos na saúde da mulher

Então, entende-se que a amamentação tem a capacidade de inibir a ovulação. Isso acaba sendo uma grande vantagens para as mulheres que estão amamentando, e não pretendem ter outra gestação no momento. Além disso, esse período pode ajudar a perder peso. Por dia, são queimadas até 500 calorias durante a amamentação, sendo equivalente a andar de bicicleta por uma hora.

Aquelas mães que ganharam muito peso durante a gestação podem emagrecer, enquanto amamentam os bebês. Claro que esse processo leva algum tempo e pode variar de acordo com o organismo de cada mulher. Para perder peso, costuma-se estimar que o emagrecimento é perceptível em seis meses de amamentação.

Alguns estudos também apontam que a amamentação é estimula o QI da mulher. Isso acontece porque as mães passam por alterações cerebrais, as quais aumentam a capacidade de realizar tarefas de forma mais eficaz. Esses benefícios podem trazer uma certa tranquilidades às mulheres, já que o pós parto tende a ser um pouco conturbado para muitas mamães.

Quando começar a dar leite extraído

Muitas mães têm a preocupação desmamar os bebês e inserir a mamadeira na rotina. A verdade é que, se a amamentação estiver tranquila e o bebê estiver saudável, a mãe pode pensar em começar a dar leite extraído. É recomendado a introdução se iniciar somente depois de quatro semanas.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Esse é o tempo da mãe estimular a produção do leite e ensinar o bebê a mamar corretamente. Alguns profissionais acreditam que a mamadeira antes desse período pode atrapalhar as etapas do bebê. Alguns recém nascidos podem ser introduzidos a mamadeiras especiais, em casos de dificuldade de sugar ou mamar.

Outra grande questão é como dar o leite extraído e como fazer essa extração. Profissionais aconselham o uso de um copo graduado até acostumá-lo com a mamadeira. Caso o bebê tenha problemas em mamar ou fazer a sucção, é necessário procurar profissionais. Hoje em dia, existem alimentadores criados para bebês com condições congênitas e outras limitações.

Dicas para introduzir a mamadeira

A primeira coisa a fazer para dar o leite extraído para o bebê é decidir quando é a hora certa. Pode começar fazendo alguns testes, dando uma pequena quantidade de leite na mamadeira. O ideal é a mãe não pressionar o bebê e não se cobrar tanto. Esse processo pode ser feito de forma tranquila. É só ir inserindo aos poucos, de maneira gradual.

Também, é válido prestar atenção em qual pode ser o momento ideal para começar a introduzir a mamadeira. O ideal é que o bebê esteja acordado e descontraído, não é necessário estar com muita fome. Ainda, a temperatura do leite extraído precisa ser a mesma do corpo, que é em torno de 37 ºC.

Outra dica que pode ajudar bastante é humidecer o bico da mamadeira com o leite extraído. Assim, o bebê vai sentir o cheiro do leite materno e sentir o sabor. Em seguida, é interessante estimular levemente o lábio superior do bebê com o bico da mamadeira, até abrir a boca para sugar o leite. Quanto à posição, coloque o bebê em posição semivertical.

Como fazer a extração do leite

A extração do leite materno pode ser feita com o auxílio de bombas elétricas ou bombas manuais mesmo. A escolha fica a critério da mãe. Alguns hábitos de higene são necessários para fazer a extração do leite, como por exemplo prender os cabelos e lavar as mãos e os pulsos.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Especialistas aconselham as mães massagearem a mama levemente, com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares até a aréola. Existe formas de fazer a extração manualmente. O primeiro passo é posicionar o dedo polegar e os demais dedos em um formato de "C", nos limites entre a aréola e a mama.

Se tiver dúvidas para visualizar, posicione os dedos a 2 centímetros do mamílo. Em seguida, aperte os dedos como se estivesse puxando o mamilo para trás. Depois, pressione levemente com o dedo polegar e indicador. Para evitar contaminação, orienta-se jogar fora os primeiros jatos. Demora entre 20 a 30 minutos para remover uma quantidade significativa de leite.

Como armazenar o leite

Feito isso, o próximo passo é armazenar o leite, certo? Para preservar o alimento, é necessário guardar o leite em pote de vidros e fechá-lo com tampa de plástico. Se quiser mantê-los devidamente organizados, é interessante anotar nos potes a data e horário da coleta. Assim, irá utilizando os leites, conforme a validade.

De acordo com as diretrizes dos Bancos de Leite Humano, o leite pode durar até 12 horas na geladeira ou 15 dias, quando congelado. Então, é válido ficar de olho nisso também. Em relação as primeiras ordenhas, é normal não sair leites de imediato. Mas por que estamos falando isso?

Geralmente, as mães ficam desesperadas quando o leite não aparece nas primeiras ordenhas. Em algumas situações, pode ser sim que a mulher esteja com baixa produção, mas também pode ser que esteja fazendo o procedimento de forma errada também. Então, o segredo é ter paciência e, se desejar, procurar um profissional.

Qual a composição do leite materno

O que faz do leite tão importante? O que tem nele que é imprescindível para o desenvolvimento infantil? O leite materno é fabricado naturalmente de acordo com as necessidades do bebê e contém o colostro que é uma substância amarelada, rico em proteínas e que é produzido logo depois do parto.

Entre o 7º e o 21o dia do nascimento, a produção de proteínas diminui e a de carboidratos e gorduras fica maior. Só a partir do 21º dia que essa composição fica estável e não mais se modifica.

Não há posts para exibir