Histórias e folclores de gerações que explicam a origem do Papai Noel

ANÚNCIO

Barbas grandes, traje vermelho, gorro e saco de presentes para as crianças é uma das caracterizações mais conhecidas acerca da lendária alegoria do Papai Noel. O Natal fez com que essa imagem ícone passasse a circular em quase todos os lugares das grandes cidades, uma tradição sem questionamentos. Mas, qual é a origem desse personagem tão importante? 

Os estudiosos tendem a acreditar que o Papai Noel já está presente no imaginário humano há gerações de milênios e tem diferentes explicações folclóricas de civilização para civilização. As inspirações históricas para a origem da figura natalina parecem datar da antiguidade entre os povos germânicos que associaram o longo inverno e a chegada de São Nicolau.

ANÚNCIO

A lenda de São Nicolau foi se propagando pelo mundo e ganhando novos matizes, inclusive a incorporação das famosas características “barrigudo” e “barba generosa”.  Com a consolidação do cristianismo como religião oficial de parte do Ocidente, o Papai Noel se tornou também símbolo de solidariedade e altruísmo.

Histórias e folclores de gerações que explicam a origem do Papai Noel
Fonte: (Reprodução/Internet)

Dia de São Nicolau o precursor do Noel

O dia de São Nicolau é reconhecido em grande parte do mundo, sendo comemorado no dia 6 de dezembro, data em que as crianças aguardam pela chegada do ‘bom velhinho’ com os seus presentes. Quem foi São Nicolau, afinal? Nicolau de fato parece ter vivido por volta do século III ou IV na atual região da Turquia.

Ao que tudo indica Nicolau era descendente de uma família de posses, portanto pertencia à nobreza, no ano de 250 foi consagrado bispo da cidade de Mira onde desenvolveu um trabalho de propagar a fé cristã por onde passou. 

ANÚNCIO

O enredo da lenda acerca do bispo é a que gira em torno da generosa salvação de três moças que estavam a ponto de serem vendidas pelo pai por este não possuir dote para bem casar-las.  Nicolau jogou três sacos de moedas em direção à casa das irmãs, assim podendo cobrir as despesas do casamento.

Mais tarde, a Igreja reconheceu o altruísmo de Nicolau e  realizou a sua canonização, mas antes disso o bispo foi perseguido e preso pelo imperador romano Diocleciano e solto apenas quando o cristianismo se tornou a religião oficial do império. O bom cristão morreu por volta de 326 no dia 6 de dezembro.

A sua devoção com as crianças 

Por ser totalmente desprendido dos bens materiais e por ter uma personalidade avessa a vaidade e aos divertimentos, São Nicolau se habitou a doar o seu dinheiro e bens, tais como os conhecidos presentes distribuídos para as crianças. As várias lendas contam que ele se convencionou a sair com o seu saco à noite e jogar os presentes pelas chaminés.

Histórias e folclores de gerações que explicam a origem do Papai Noel
Fonte: (Reprodução/Internet)

Atitudes como essa fizeram com que as pessoas passassem a acreditar na ligação do bispo com a figura de  Cristo, sendo mais tarde o símbolo do Natal e do seu nascimento em 25 de dezembro. Ademais foram creditados outras bondades e até milagres realizados pelo santo.

Origem entre os “bárbaros”

As lendas bárbaras explicam a origem do Papai Noel como uma comemoração que acontecia como meio de amenizar os longos períodos de inverno europeu. Além do frio, havia a escassez de alimentos e as celebrações não eram tão abundantes, a não ser que o “Velho Inverno” batesse nas portas das famílias.

Esse velho seria um homem miserável pedindo comida e bebida, mais tarde identificado como um mito que representava a boa sorte daqueles que bem o acolhesse. Esse mesmo senhor pode ter ganhando as faces de São Nicolau. 

Histórias e folclores de gerações que explicam a origem do Papai Noel
Fonte: (Reprodução/Internet)

No século XIX e XX dois desenhistas contribuíram para retratar o Papai Noel como o imaginamos hoje. Thomas Nast acrescentou ao personagem as barbas e a barriga protuberante, além da referência mística aos gnomos e Haddon Sundblom padronizou o vermelho como a cor símbolo do velhinho, após contrato com o marketing da companhia Coca-Cola.