História: moedas de ouro cunhadas há mil anos atrás são encontradas por pesquisadores

ANÚNCIO

Recentemente, a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou que uma escavação arqueológica está sendo feita perto do Muro das Lamentações, em Jerusalém. 

Durante a expedição, os arqueólogos desenterraram quatro moedas de ouro puro que foram cunhadas há pelo menos mil anos. Segundo o especialista do IAA, Robert Kool, as moedas foram cunhadas em uma época difícil na política da região. 

ANÚNCIO

Segundo a equipe de arqueólogos, os objetos pertencem aos anos de 940 a 970, uma época que estava ocorrendo mudanças políticas radicais. O design das moedas é um reflexo perfeito do que estava acontecendo na época. 

História: moedas de ouro cunhadas há mil anos atrás são encontradas por pesquisadores
Fonte: (Reprodução/Internet)

Moedas de Jerusalém foram cunhadas há mais mil anos 

As pequenas moedas foram encontradas em um pequeno jarro que estavam em excelente preservação e imediatamente identificáveis, embora sujas. De acordo com os estudos de Kool, quatro moedas naquela época eram uma soma considerável de um dinheiro para a maioria da população, que viviam em condições precárias na época. 

“O perfil das moedas encontradas na jarra é um reflexo quase perfeito dos eventos históricos. Esta foi uma época de mudança política radical, quando o controle sobre Eretz Israel passou do califado abássida sunita, cuja capital era Bagdá, Iraque, para as mãos de seus rivais xiitas – a dinastia fatímida do Norte da África”, explicou Robert Kool.

ANÚNCIO

Vale ressaltar que a pesquisa é histórica e muito importante, segundo o especialista do IAA esta é a primeira vez em cinquenta anos que o esconderijo de ouro do período fatímida foi descoberto na Cidade Velha de Jerusalém. 

Aldeão da Noruega acha moedas raras enquanto caminhava nas ruas

Enquanto que em Jerusalém arqueólogos encontram por moedas por meio de pesquisas arqueológicas, na Polônia foi achado moedas antigas de uma forma diferente. Enquanto um aldeão procurava cogumelos, ele sofreu um acidente e por acaso se deparou com alguns artefatos valiosos.

Bogusław Rumiński, aldeão da vila Jezuicka Struga na Polônia, na última semana saiu de casa para realizar seu trabalho normalmente. Rumiński trabalha como catador de cogumelos, e enquanto realizava sua rotina diária caiu de sua bicicleta. Ao olhar para o chão se deparou com diversas de moedas conservadas. 

A informação foi publicada pelo jornal local da Noruega, The First News. Em uma pesquisa feita nos artefatos antigos, foi descoberto que seis das moedas eram feitas de prata e pertenciam ao reinado de John II Casimiro, que governou de 1648 até sua abdicação, em 1668.