Ter uma boa alimentação é sinônimo de uma saúde melhor, que pode estar aliada ao emagrecimento e a manutenção do peso ideal. Dentre as dietas da moda está a Dieta da USP, que promete um emagrecimento rápido: 15 Kg em até 15 dias.
A diversidade de dietas que se torna popular é incrível, muitas vezes confundindo na escolha daquela que seria a melhor para cada um de nós. Será que a Dieta da USP é tudo o que você precisa para perder aqueles quilinhos a mais? Conheça um pouco mais sobre ela, suas principais vantagens e desvantagens.
O Que É A Dieta da USP
Basicamente, a Dieta da USP foi formulada com a função de acelerar as taxas metabólicas do nosso organismo. Desta forma, o corpo passa a eliminar as gorduras e toxinas, funcionando de forma mais favorável para a nossa saúde. Sendo assim, a regra básica desta dieta é manter apenas os nutrientes essenciais, favorecendo a perda de peso rapidamente.
O cardápio básico da Dieta da USP contém alimentos do grupo das proteínas e das gorduras boas. Também é possível consumir carboidratos, porém em quantidades bem menores. Diferentemente do que acontece com a maioria das dietas da moda, você não poderá substituir o cardápio restrito da Dieta da USP, ou seja, é preciso segui-lo fielmente.
Dicas Importantes para fazer a Dieta da USP
Antes de começar, é preciso ajustar a sua rotina diária para que a Dieta da USP dê bons resultados. Caso queira emagrecer em pouquíssimo tempo, é preciso focar na manutenção do peso durante e após o processo, o que é uma tarefa exigente para quem não está acostumado com dietas restritivas.
Veja alguns detalhes importantes sobre a Dieta da USP:
- É preciso beber muita água durante a dieta. Mantenha seu corpo sempre bem hidratado, acrescentando sucos, chás e café. Beba líquidos durante o dia inteiro;
- Quando acabar a Dieta da USP, poderá abandonar o cardápio restritivo, mas é preciso manter uma alimentação saudável. Caso volte a comer o mesmo de antes do começo da dieta, o peso retorna muito rápido e pode até vir a ser o dobro do que perdeu;
- Se você tem hipotireoidismo ou diabetes do tipo II, evite esta dieta;
- A Dieta da USP só é indicada para aquelas pessoas com o que chamamos de sobrepeso e não para quem sofre de obesidade propriamente dita. Obesos mórbidos podem desenvolver problemas no sistema endocrinológico, devido a dieta trabalhar muito a sua glicemia.
Importante: apesar do nome, a coordenação da USP (Universidade de São Paulo) já divulgou nota oficial dizendo que a dieta não foi criada pela Universidade. Além disso, esta dieta divide a opinião de muitos profissionais de nutrição e endocrinologia.
Cardápio da Dieta da USP
Desde a sua criação, foram elaborados diversos cardápios diferentes para a Dieta da USP. A intenção real é deixá-la cada vez menos exigente e restritiva, mais saudável e eficiente para o bom funcionamento do organismo.
Dentre os cardápios disponíveis, selecionamos aquele que mais tem feito sucesso entre os adeptos desta dieta. Veja a seguir o método para 15 dias de regime:
Primeiro Dia
- Café da Manhã: Café preto sem açúcar. Tente tomar sem adoçante;
- Almoço: 2 ovos cozidos, mexidos ou omelete e ervas aromáticas a gosto;
- Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade.
Segundo Dia
- Manhã: Café com bolacha de água e sal;
- Almoço: 1 bife grande com salada de frutas à gosto;
- Jantar: Presunto à vontade.
Terceiro Dia
- Manhã: Café com bolacha de água e sal;
- Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas;
- Jantar: Presunto e salada temperada com azeite de oliva.
Quarto Dia
- Manhã: Café com bolacha de água e sal;
- Almoço: um ovo cozido, uma cenoura e queijo minas à vontade;
- Jantar: Salada de frutas e iogurte natural.
Quinto Dia
- Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café sem açúcar;
- Almoço: Frango grelhado à vontade;
- Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura.
Sexto Dia
- Manhã: Café sem açúcar com bolacha de água e sal;
- Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade;
- Jantar: Dois ovos cozidos, mexidos ou omelete com cenoura.
Sétimo Dia
- Manhã: Café sem açúcar;
- Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade;
- Jantar: Comer o que quiser, menos doces e bebidas alcoólicas.
Ao final da primeira semana é preciso repetir todo o mesmo cardápio, até que se completem os 15 dias da dieta. Lembre-se de que esta dieta é rígida, ou seja, não permite que se fuja do cardápio pré-estabelecido para dar certo.
Por ser tão rígida, a chamada Dieta da USP definitivamente não deve ser feita por qualquer pessoa e nem por um longo período. Trata-se de um método emergencial para perder peso rapidamente, mas que pode causar danos ao organismo se levada a um período ainda maior do que os 15 dias do cardápio elaborado.
Você já fez alguma dieta rígida como a Dieta da USP? Conte como foi a sua experiência!