Bactérias, fungos e DNA encontrados em obras de Leonardo Da Vinci

ANÚNCIO

As obras realizadas por Leonardo Da Vinci são conhecidas mundialmente e despertam o interesse de inúmeros especialistas e admiradores de obras de arte antigas. Estes, que há anos tentam descobrir alguns dos mistérios por trás de obras do artista. 

O pintor italiano, que possui como obra mais famosa o quadro “Mona Lisa”, carrega consigo outros inúmeros mistérios e nuances entre as tecnologias e desenvolvimento ao realizar suas obras que ficaram famosas por sua riqueza de detalhes e possíveis histórias por trás de cada uma.

ANÚNCIO

Em uma recente nova pesquisa realizada, cientistas analisaram a superfície de alguns dos desenhos realizados pelo artista e descobriram bactérias, DNA humano e fungos com a ajuda de uma tecnologia de sequenciamento genético.

Bactérias, fungos e DNA encontrados em obras de Leonardo Da Vinci
Fonte: (Reprodução/Internet)

Materiais genéticos descobertos em obras de Da Vinci

Recentemente divulgada, uma pesquisa publicada na Frontiers in Microbiology, apresentou a presença de materiais genéticos encontrados em esboços de obras realizadas pelo pintor italiano Leonardo Da Vinci. Todo o processo foi realizado através de uma tecnologia recém-desenvolvida. 

A nova tecnologia desenvolvida que permite que pesquisadores encontrem este tipo de material é capaz de realizar sequenciamentos genéticos a partir de pequenas amostras de DNA. Durante entrevista para a revista norte-americana Wired, a líder do estudo e microbiologista Guadalupe Piñar, explicou o processo. 

ANÚNCIO

“Como os desenhos são conservados, não há como insetos entrarem. É preciso pensar que isso possa ter ocorrido quando os desenhos não eram armazenados como estão agora” afirmou Piñar.

Os materiais biológicos foram encontrados em cinco esboços. Neles foram encontrados bactérias e fungos, entre eles havia também microrganismos que fazem parte do intestino humano, como E.coli e Salmonella, e também outros que podem estar presentes em intestinos de moscas-de-fruta.

Sobre Leonardo Da Vinci

O pintor italiano é atualmente considerado um dos maiores nomes e referências do mundo da arte da Idade Média. Através de suas pinturas originais e que intrigam até os dias atuais devido à precisão de detalhes e tecnologias utilizadas para serem realizados, Da Vinci continua sendo alvo de pesquisas e estudos sobre suas diferentes obras e esboços.