Aprenda como falar inglês estudando pelo celular

É inegável que nos dias atuais as novas tecnologias se tornaram atrativas para quem está em busca de aprender um novo idioma. Existem programas, softwares, aplicativos e ferramentas que permitem aprender mais rápido, mais facilmente e até mesmo de forma gratuita. 

No entanto, também é verdade que em um mundo de informações nem sempre é fácil saber por onde começar ou qual a melhor alternativa para cada pessoa. Por isso, esse texto é mais focado. Tem o objetivo de ajudar quem quer aprender inglês. Bora lá?

ANÚNCIO
Aprenda como falar inglês estudando pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Para uma boa experiência de leitura, a gente dividiu o texto assim:

  • A conversação em inglês;
  • Cake – conversação em inglês;
  • Hello Talk;
  • Slowly;
  • Os melhores aplicativos para conversar em inglês.

A conversação em inglês

A conversação ou o speak nada mais é do que aquela parte da fala no inglês. Isso porque aprender a escrever, a ler e a entender o inglês costuma ser o primeiro passo para quem entra nesse mundo de novos aprendizados. Só que a conversação é uma etapa mais profunda.

Aprenda como falar inglês estudando pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Afinal, é preciso saber se a pessoa está falando corretamente e de maneira entendível. A boa notícia é que sim, existem aplicativos focados nisso. Portanto, mesmo que a gente já tenha usado antes os apps como Duolingo e Babel, agora é outra de conhecer outros.

Assim, os aplicativos que vamos apresentar abaixo são aqueles focados na conversação em inglês. E é legal de observar que cada um deles oferece um tipo de técnica de ensino, o que quer dizer que um deles vai ser o melhor para você. 

Os apps básicos para falar inglês

Antes de chegarmos ao tópico dos aplicativos, a gente quer dizer aqui que não estamos dizendo que os outros programas não sejam bons. Na verdade, eles são ótimos. No entanto, são mais focados no básico, indicados para quem é iniciante no novo idioma.

O Duolingo, por exemplo, é um dos aplicativos de inglês mais simples que existem. Ele tem a versão paga sim, só que na gratuita já dá para aprender muito. Ele é uma primeira ferramenta para quem está começando a estudar inglês, isto é, a partir do zero.

Além dos conhecidos, a gente tem o Tongo, que também cumpre essa função: do básico ao intermediário no inglês. Ele até possui algumas aulas de conservação e fala, porém, menos comuns do que os outros apps que vamos mencionar abaixo.

Cake – Conversação em inglês

Como está no nome,  é um aplicativo que foca na conversa em inglês. Está no top 200 dos aplicativos de educação no App Store. E é usado por 100 milhões de pessoas do mundo inteiro. Tem o slogan que diz: “domine o inglês usando vídeos e áudios”. 

Aprenda como falar inglês estudando pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, dá para ver que é um aplicativo além do básico. Com ele é possível aprender novas expressões que são usadas na vida real. Elas foram escolhidas por especialistas. Além das falas, existem as funções de revisão do que foi aprendido. E tudo funciona em forma de quiz.

Assim, através da prática contínua, a pessoa poderá melhorar o inglês, especialmente no quesito da fala. Um dos diferenciais está no uso de vídeos de celebridades e artistas, como forma de aprender. E como o Duolingo, o Cake permite um estudo de 10 minutos por dia.

O que as pessoas dizem do Cake

Entre os aplicativos de idiomas do App Store, o Cake é um dos mais bem avaliados. Ele tem uma nota de 4,9, sendo que o total é 5. Apesar disso, são “poucas” pessoas que deram a nota, pouco mais do que 5 mil. Ainda assim, é uma ótima nota de recomendação. 

Trouxemos aqui o último comentário, que é da Aldalice. Ela deu nota máxima e explica o motivo: “É um aplicativo bem dinâmico, com vários diálogos e situações do cotidiano. Ajuda na pronúncia adequada das palavras e é interativo para o dia a dia”. 

Um ponto importante de saber é que é possível ter a assinatura do Cake Plus, que é uma cobrança recorrente e mensal de 13,99 dólares. Assim, a pessoa passa a ter algumas vantagens nesse game, seja com mais opções de vídeos ou revisões mais rápidas. 

Hello Talk

Esse está na lista dos apps de inglês mais conhecidos do mundo. Só que ele tem um funcionamento bem diferente da maioria: é como uma rede social. Assim, acaba sendo bastante útil para quem busca cursos de conversação em outros idiomas. 

Aprenda como falar inglês estudando pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

É um aplicativo muito fácil de ser usado e que permite a conversa em vários níveis. Inclusive, os mais avançados podem falar com quem é nativo do idioma inglês, por exemplo. Isso acontece através de ligações, áudios e fotos. 

O programa é gratuito para ser baixado. Só que tem a versão paga também, sendo que no caso de assinantes há a chance de escolha de mais 3 idiomas para aprender e ensinar. Internamente, ele tem uma ferramenta que faz a tradução de palavras desconhecidas. 

O que as pessoas dizem do Hello Talk

Tanto no Google Play Store como no App Store, o aplicativo é muito bem recomendado. Assim, a nota é de 4,8 estrelas em cada um. Logo, se torna um programa educativo de idiomas muito válido para quem quer aprender o idioma além do nível iniciante. 

No App Store, a gente viu alguns comentários, sendo que os últimos são todos positivos. Inclusive, há histórias de pessoas que se conheceram na vida real a partir do app. Do lado educacional, as pessoas falam sobre o dinamismo de aprender a falar inglês no Hello Talk.

O app diz que não tem um fim para namoros e nem para viagens, apesar de isso ser possível de acontecer. Então, se preserva como aplicativo de idiomas, no qual é possível aprender, ensinar e praticar novos idiomas. “Não existe idiomas difíceis para aprender”, garante.

Slowly

O Slowly funciona assim: a pessoa cria um avatar. Então, adiciona a data do aniversário e um apelido. A partir disso, que é a criação de um cadastro, pode escolher categorias e temas de interesse, como livros, filmes, jogos, cultura, pets, artes, entre outros.

Aprenda como falar inglês estudando pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Depois, vem a escolha do idioma a ser estudado ou melhorado, como o inglês. A partir do nível de fluência, as pessoas podem se comunicar através de cartas escritas. E a conversa, onde fica? Dentro dessa ideia existem duas formas de se conectar com as pessoas.

O auto-match é uma escolha comum através de categorias. E o match manual é uma escolha manual. Então, as cartas podem ser lidas. Portanto, de modo geral, é um app menos dinâmico do que os que vimos acima. Porém, pode funcionar para você. 

O que as pessoas dizem do Slowly

Apesar de parecer um app de idiomas simples, ele tem uma nota de recomendação boa, ao menos no App Store, onde é de 4,9 estrelas. O mais legal é notar que as pessoas que comentam sobre ele falam das vantagens além de aprender o idioma. 

O André Moses, por exemplo, comenta que foi um programa que ajudou ele a controlar a ansiedade de esperar a carta chegar ao destinatário. Assim, a ideia de conectar pessoas ao redor do mundo, só que de um ritmo mais lento, se tornou uma tendência.

Veja o que os desenvolvedores dizem “o aplicativo traz a experiência tradicional do amigo postal, ao passo que o tempo de envio das cartas depende da distância entre as partes, variando de horas a dias. Use o tempo para escrever e crie uma carta”. 

Os melhores aplicativos para conversar em inglês

Além dos que citamos acima, considere que existem outros aplicativos para conversar em inglês que são muito indicados. A gente vai mencionar alguns deles para que você possa pesquisar, caso tenha o interesse em ter vários instalados no seu celular. 

Aprenda como falar inglês estudando pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

O Hello Pal e o Hi Native são dois deles. Funciona de modo muito prático e com nativos da língua que a pessoa quer melhorar na comunicação. Já o Speaky é para conversas por texto, bem próximo do Slowly que vimos acima. 

Antes de terminar as indicações, saiba que também vale a pena conhecer o Busuu, ótimo para falar com estrangeiros. Ele ainda conta com lições extras, aulas completas e muita interação. O Tandem é uma novidade, só que tem foco muito mais no relacionamento do que no idioma.

Mais detalhes

Diferente do Bilingua, que tem como foco fazer com que os usuários troquem experiências educacionais no idioma escolhido. O InterPals, a nossa última opção daqui, conta com milhares de pessoas ativas hoje, só que está disponível apenas no Android.

Outras dicas para treinar a fala em inglês

Além dos aplicativos de celulares, leve em conta que também existem outras boas dicas para aprender e melhorar a fala no inglês. Por exemplo, comece a incluir o novo idioma na sua rotina. Então, veja vídeos, filmes e séries em inglês.

Além disso, ouça músicas em inglês porque isso também ajuda muito. Quanto a rotina de estudo, o ideal é ter constância. Ainda que estude pouco tempo por dia, o ideal é você fazer isso sempre, todos os dias. E, por fim, fale em inglês, mesmo que sozinho, em casa ou na rua.

ANÚNCIO