A laranja é uma fruta muito famosa em solo brasileiro apesar de ter suas origens na China. Ela é conhecida por seu sabor cítrico e adocicado e também consegue fazer um suco excelente. Mas não é só a polpa que apresenta benefícios: da casca pode-se extrair o óleo de laranja.
Veja abaixo quais são os principais benefícios que o uso dessa substância pode trazer para a sua saúde!
Os benefícios do óleo de laranja
Auxilia nos tratamentos terapêuticos emocionais
O óleo de laranja é amplamente usado no tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade. Também consegue ajudar pessoas que sofrem com a insônia, muitas vezes ocasionadas por problemas emocionais como os já citados ou por conta de preocupações excessivas e estresse.
Mantém a pele jovem
A hidratação da pele é fundamental para mantê-la sempre bem hidratada. Por ser uma substância antioxidante, o óleo de laranja melhora o aspecto da pele deixando-a mais jovem por aumentar a produção de colágeno. É uma forma excelente de tratar a pele seca ou irritada.
Melhora o funcionamento do sistema digestivo
O óleo de laranja consegue ajudar no tratamento de diversos problemas intestinais como cólicas, gases, constipação, redução do apetite e diarreia. A substância ainda estimula o fígado a fabricar uma quantidade maior de bile, substância emulsificante que auxilia na digestão das gorduras, eliminando-as.
Ajuda no tratamento do escorbuto
A deficiência de vitamina C no organismo causa uma doença chamada Escorbuto. A pessoa pode apresentar dor muscular e também nos ossos, pequenas manchas roxas e vermelhas espalhadas pela pele, sangramento na gengiva, mal-estar, dentre outros sinais e sintomas.
Como o óleo de laranja contém vitamina C que é absorvida pela pele, é uma forma de ajudar no tratamento da patologia. Lembrando que o óleo é apenas um complemento e você deve seguir com as recomendações médicas.
óleo de laranja alivia dores de garganta
Uma das recomendações para quando estamos com infecção na garganta ou resfriados, é usar vitamina C. Ela ajuda o corpo a produzir mais células de defesa e assim melhora o sistema imune.
Por conta disso, usar o óleo de laranja nessas situações pode ser uma ótima opção. Por conter uma boa porção desse nutriente, esse líquido pode ajudar a aliviar os incômodos causados por esse problema.
Como usar o óleo de laranja
Como fazer para adquirir todos esses benefícios? Como utilizar o óleo de laranja da forma correta a fim de adquirir todas as vantagens que ele tem a oferecer?
Ele pode ser utilizado na aromaterapia, uma forma de utilizar os óleos para tratamentos terapêuticos como medidas alternativas. Pode-se fazer uma infusão, usar algumas gotas na banheira ou nos cantos do chão do banheiro, no travesseiro, entre outras técnicas.
Também pode ser usado na aplicação de massagens diversas. Nesse caso é preciso ter um certo cuidado, pois não é indicado se expor ao sol após a aplicação por causa do risco de manchas já que estamos falando de uma fruta cítrica.
Ele também pode ser misturado com outros óleos buscando potencializar seus efeitos como, por exemplo, o óleo de limão. Você pode misturá-los aos alimentos como saladas e demais pratos para melhorar o sabor.
Precauções com o uso
Por mais que sejam substâncias naturais, os óleos costumam proporcionar um efeito bastante intenso. Portanto, tenha cuidado ao utilizar o óleo de laranja e faça-o sem exageros. Por exemplo, na hora de aplicá-lo na água do banho nunca ponha mais de 4 gotas, pois pode irritar a pele.
É indicado que, antes de utilizá-lo, você aplique uma pequena quantidade em alguma parte do corpo para fazer um pequeno teste. Se tudo correr bem, pode seguir em frente.
Veja Também:
• Óleos Essenciais,Como Fazer ,Usar e Benefícios
• Óleo de Menta: 6 benefícios, Para que Serve e porque consumir.
• Óleo de Avestruz | Para Que Serve e Benefícios
Você já utilizou o óleo de laranja? Conte para gente como foi a sua experiência e compartilhe-as com outras pessoas!