Exercício físico: estudo aponta sua influência no tratamento contra o câncer

ANÚNCIO

Não existem dúvidas acerca da eficácia da prática de exercício físico para a melhora do estresse, do humor, controle da pressão arterial, peso ideal, entre outros benefícios. Um estudo recente vem demonstrar a sua influência positiva no tratamento do câncer.

Os detalhes sobre o estudo estão acessíveis na revista “e-Life” cujos responsáveis são pesquisadores da Suécia, do Karolinska Institutet. Eles utilizaram cobaias de roedores para observar a atuação da variável em ação em todo o metabolismo.

ANÚNCIO

O grande impacto do exercício físico contra o avanço da patologia, em termos de crescimento pelos tecidos do organismo parece se concentrar na capacidade de alteração do comportamento do sistema imunológico, o qual possui componentes com papel fundamental para a destruição das células cancerígenas.

Exercício físico: estudo aponta sua influência no tratamento contra o câncer
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba melhor como o estudo foi realizado e quais resultados ele revelou em benefício à luta contra o câncer.

Resultados: como as cobaias reagiram aos experimentos

Para inferir dados sobre o poder de melhora do organismo acometido pelo câncer, os pesquisadores selecionaram dois grupos de roedores para observação durante as testagens. O primeiro se exercitava em rodas, enquanto o segundo se mantinha em descanso.

ANÚNCIO

Na fase seguinte, ambos os grupos receberam anticorpos contra as células cancerígenas, esses anticorpos também são encontrados no sistema imunológico humano e são bastante atuantes em defesa ao crescimento do câncer, são denominadas células T citotóxicas. 

Ao final de parte das fases do experimento, os cientistas notaram ao isolar células do sangue e tecidos dos animais que os roedores praticantes de exercício físico em quesito de moléculas produzidas durante e após a prática da atividade tiveram um aumento no desempenho das células T citotóxicas.

Novos estudos serão realizados em humanos

Muito se sabe sobre as benesses dos 30 minutos diários das atividades físicas para o corpo em geral, por isso pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia publicaram novos resultados do estudo realizado, que busca esclarecer parte do funcionamento da prática do exercício físico em termos positivos no organismo.

Até o momento os dados divulgados ainda não se estendem aos humanos, porém o grupo de cientistas já pretende realizar os mesmos testes na população e medir o grau de aumento das células T citotóxicas, tão importantes para frear uma das doenças mais severas da humanidade.